O que é o Carnatal em Natal RN? Como é a folia deste carnaval fora de época?
Tenho certeza que você sabe o que é o Carnatal, afinal, que Brasileiro não conhece uma das maiores festas do Brasil, não é verdade? Sabe como começou essa tradição? Então vem ficar por dentro de tudo.
Calma amigo, se você está perdido, vamos tirar essa dúvida agora mesmo, mas antes gostaríamos de deixar claro que o Carnatal não é apenas uma festinha carnavalesca, e sim um grande evento anual.
Vamos descobrir o que é o Carnatal? Sim, é uma festa carnavalesca, mas é um tipo de carnaval que acontece fora de época na cidade de Natal/RN. Esse maravilhoso evento acontece no início de dezembro, dentro da praça de eventos que fica localizada a Arena das Dunas. Conheça mais a seguir!
O que é o Carnatal?
Curioso para saber o que é o Carnatal? Pois, saiba que esse evento nada mais é que um dos maiores eventos de Natal/RN. Podemos classificar essa festa como um carnaval fora de época, que é organizado em conjunto com várias empresas privadas e públicas.
Durante o período do Carnatal, tivemos a presença de celebridades que garantiram o entretenimento do povo em trios elétricos que desfilam pelas ruas de Natal.
Não podemos esquecer de mencionar que o Carnatal já esteve no livro dos recordes, por ter se tornado a maior festa de carnaval que acontece fora do período normal.
Quando surgiu o Carnatal?
Agora que você já sabe o que é o Carnatal, vamos lhe contar como ele surgiu. O primeiro Carnatal ocorreu nos anos 90 e como você deve imaginar, foi realizado por moradores do centro da cidade de Natal/RN.
Em sua estreia, o Carnatal não teve uma proporção tão grande, pois contou apenas com 3 trios elétricos, que foram responsáveis por guiar uma certa quantidade de pessoas até um único lugar no centro de Natal.
Porque o Carnatal já foi considerado o maior carnaval fora de época do Brasil?
Em seus quatro dias de festa, esse evento chegou a ter simultaneamente mais de 1 milhão de pessoas, isso fez com que o Carnatal fosse notado dentro e fora do Brasil.
Mas o que é o Carnatal para os potiguares? Em poucas palavras, podemos dizer que é um dos maiores motivos de orgulho, além e ser um grande movimentador na renda do estado.
História cronológica do Carnatal
Como já mencionamos, o primeiro Carnatal foi organizado nos anos 90, um bloco modesto com apenas trios elétricos e algumas arquibancadas. Nesses trios elétricos, alguns artistas locais fizeram as honras e conduziram todo o evento.
No início, existiam apenas 12 camarotes e umas duas arquibancadas, mas isso não impediu que o evento fosse realizado no centro da cidade.
Depois desses acontecimentos, o evento ganhou cada vez mais espaço, e em poucos anos, o evento já contava com aproximadamente 14 blocos e mais de 500 arquibancadas.
Nos anos seguintes, o Carnatal estourou e ganhou seu título, que é motivo de orgulho para os potiguares. Desde então, atraiu cada dia mais pessoas.
Quais cantores e cantoras que já passaram pelo Carnatal?
No ano de estreia do Carnatal, contamos com presença de Netinho, Cheiro de Amor e a Banda Mel.
Também passaram diversos artistas que ficaram gigantes e perduram até hoje como Ivete Sangalo, um dos mais amados pelos fãs de trio elétrico, Saulo Fernandes, a maravilhosa Banda Eva, a saudosa Timbalada, e outros.
Agora que você já sabe o que é o Carnatal, não esqueça de deixar seu feedback, vamos adorar interagir com você, conte-nos se você já participou dessa folia fora de época ou se tem vontade de conhecer.