Pâmpano Esporte Clube: tradicional pesca esportiva amadora nas praias de Natal/RN
A pesca pode não ser usada apenas para capturar alimentos. Alguns consideram como esporte, onde semanalmente saem de suas casas, pegam a melhor vara, linhas, anzóis e outras estruturas e vão às praias para pegar os mais diferentes peixes. Lá, eles vão admirar as suas principais características e também o peso.
Em Natal, este espaço existe para a prática esportiva, principalmente por ser uma cidade cheia de rios e ser banhada pelo Oceano Atlântico.
Por isso, vamos contar a história do Pâmpano Esporte Clube, que reúne vários amantes da pesca esportiva e sua sede fica na Praia do Meio, zona Leste de Natal.
A origem do Pâmpano Esporte Clube Natal/RN
Primeiramente, precisamos contar a origem do clube. O Pâmpano foi criada há 68 anos e é um ponto de encontro da pesca amadora. De acordo com historiadores, foi o primeiro clube para pesca amadora do Norte-Nordeste. A sua sede própria foi construída na década de 60, próximo da Praça dos Heróis, que fica na Praia do Meio.
Além do incentivo a pesca amadora, o Pâmpano também faz eventos sociais, tem o museu da biologia marinha e traz os mais diversos salões de jogos. Sem contar que são responsáveis pelas competições esportivas existentes no Rio Grande do Norte.
Pesca esportiva de praia (o que é)
O RN é conhecido pela sua peca esportiva praticamente nas praias dos 400 quilômetros de extensão, é possível pescar nas praias paradisíacas e selvagens. A maioria dessas práticas não são feitas a bordo de embarcação, mas no próprio chão em meio as pedras, devido ao baixo custo. Agora também são usadas iscas artificiais para pegar os peixes melhor e fácil de desviar das pedras.
Além disso, a pesca esportiva valoriza não a captura para consumo, mas apenas por diversão sendo devolvidos ao mar para não poder causar desequilíbrio na fauna e flora marinha.
Na praia existem peixes específicos ideais para a pesca esportiva, como o Pampo, que explicaremos mais na frente.
Museu de biologia marinha do Pâmpano Esporte Clube Natal/RN
Dentro do Pampano tem o Museu Clidenor Ferreira dedicado para biologia marinha, onde abriga fósseis de peixes marinhos, campeões da pesca do clube, a evolução da pesca esportiva e outras curiosidades para saber como se desenvolveu ao esporte ao longo de mais de 5 décadas de atividade.
O peixe Pampo
Já ouviu falar deste peixinho? O Pampo é um peixe encontrado no litoral brasileiro e é conhecido na pesca esportiva pelo desafio em capturá-lo. O animal é forte e bastante veloz, fazendo com que os pescadores criem técnicas próprias para poder pescá-lo.
Ele é o peixe que recebeu a homenagem do clube natalense.
A história da Pedra do Lascão
Perto do Pâmpano fica a Praia do Forte, onde tem a Pedra do Lascão conhecida pelas falhas na sua estrutura. A pedra é como se fosse um quebra-mar, onde as ondas passam nas rochas e transformam a pedra em um grande lago.
Em 1958, um garoto chamado Ademar José Medeiros de Oliveira ficou preso na pedra, com risco de se afogar, pois ele não conseguia voltar a superfície. Ele estava brincando com os amigos enquanto os pais pescavam e uma onda o empurrou ao orifício.
Após ter quebrado uma parte da pedra com a ajuda de pessoas e do Exército, Ademar conseguiu sair e ficou apenas com arranhões.
Como resultado, o Pâmpano criou uma pedra com os seguintes dizeres: “Aqui, na manhã de 13 de abril de 1958 reuniram-se em torno de uma criança o milagre, a fé, a aflição, a coragem, a renúncia, o dever, o heroísmo e a solidariedade humana. Homenagem do Pâmpano Esporte Clube”.
Gostou desta curiosidade que acontece em Natal? Compartilhe este texto para mais pessoas.