Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
O parque da cidade dom Nivaldo Monte é um dos parques de Natal que contém uma zona de preservação ambiental. Ele é muito lindo e nele temos uma torre projetada pelo próprio Oscar Niemeyer, grande arquiteto brasileiro. Saiba aqui nesse post, a história e importância do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
O que é o Parque da Cidade?
Sendo projeto pioneiro como experiência em uma gestão ZPA (zona de proteção ambiental), o Parque da Cidade custou 17 milhões, foi projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, junto da Ana Niemeyer e Jair Virela. A obra do parque começou no finzinho de 2006.
O parque da cidade tem o objetivo de proporcionar o lazer ecológico, cultural e equipamento estratégico de promoção da educação ambiental.
Mas quem foi Dom Nivaldo Monte que dá nome ao parque da cidade?
Dom Nivaldo Monte (Natal, 15 de março de 1918 – 10 de novembro de 2006) foi um administrador apostólico de Natal, além de professor, escritor e membro da Academia Norte-Rio Grandense de Letras. O seu amor pela natureza e botânica foi admirável e isso deixou uma marca importante na história da cidade.
Importância do Parque da Cidade
A grande relevância ecológica se dá por ele ser uma grande fonte de recarga dos lençóis freáticos da cidade, pois a água potável da cidade vem 70% do subsolo. O reservatório abaixo do parque é um dos poucos da cidade sem contaminação por nitrato.
Trilhas do parque da cidade
Assim como o já consagrado parque das dunas, o parque da cidade tem dois tipos de trilhas ecológicas: as trilhas pavimentadas e as trilhas interpretativas.
As trilhas pavimentadas são aqueles que tem asfalto por toda ela, já as trilhas interpretativas são aquelas que o contato com a fauna e flora são mais intensos, ou seja, você entra no meio do mato.
As trilhas pavimentadas são as seguintes:
- Trilha Nascente (300m);
- Trilha do Vento (600m);
- Trilha Pau Brasil (1.360m);
- Trilha da Torre (220m);
- Trilha do Pôr-do-Sol (640m).
Essas trilhas funcionam de domingo a domingo, das 5h as 18h, Já as trilhas interpretativas são:
- Trilha Bromélia (300m);
- Trilha do Preá (800m);
- Trilha Embaúba (1.600m);
- Trilha do Campo (280m).
Já essas trilhas precisam de um guia, então são feitas sábados pela manhã, e funcionam com agendamento através do telefone (84) 3232-3207.
Dados infraestruturais do parque da cidade
Os dados infraestruturais do parque da cidade revelam mais sobre o parque:
- Praça: local destinado a eventos e lazer;
- Torre: estrutura de projeção aproximada de 617,71 com 45m de altura, destinada a abrigar memorial e mirante;
- Centro de Visitantes: uma edificação horizontal que concentra as seguintes atividades: Administração (gerenciamento do Parque, serviços administrativos e guarda florestal);
- Centro de Educação Ambiental (CEA, com salas de aula para realização de oficinas de reciclagem e artes);
- Manejo Ambiental: Planejamento e Gerenciamento da Unidade de Conservação;
- Biblioteca com um grande acervo acerca do meio ambiente;
- Auditório com capacidade para 200 pessoas;
- Cafeteira/lanche.
- Foyer (local para eventos artístico-culturais).
Sempre é bom entrar em contato com agendamentos, os pré-agendamentos podem ser feitos diariamente através do telefone de contato: (84) 3232-3207 ou 8786-2791, inclusive nos feriados, no horário de 08:00 às 18:00 horas. Ou pessoalmente na Biblioteca do Parque. No momento do pré-agendamento, o solicitante deverá informar:
- Instituição, nome do responsável, telefones (fixo e celular) do responsável pelo agendamento;
- Numero de pessoas e faixa etária;
- Data e horário da visitação;
- Objetivo da visita ao parque.
O formulário para requisição de eventos deverá ser preenchido para os eventos que não serão realizados pelo Centro de Educação Ambiental e entregue pessoalmente conforme orientações que serão dadas no ato do pré-agendamento.
Agora já conhece sobre o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que tal fazer uma visita? Nos conte como foi! Você pode também fazer uma visita em um tour virtual 360° aqui no site.