Período republicano no Rio Grande do Norte
O período republicano no Rio Grande do Norte foi algo extremamente agitado e perigoso, pois se a coroa soubesse de seus planos para derrubar a monarquia todos os integrantes seriam executados em praça pública para servir de exemplo.
O sistema era a quebra de monopólio de poder da monarquia, distribuindo esse poder para políticos escolhido pelo povo através de voto, queremos deixar claro que esses votos só seriam aceitos se fosse pelos burgueses e pessoas com posses, existia uma contia de terra que a pessoa teria que comprovar ter para ter direito a o voto.
A Monarquia estava determinada a conter os movimentos burgueses republicanos que queriam a separação da Monarquia no Brasil, querendo implantar um sistema que na época na Europa era extremamente promissor.
Quais as funções do primeiro clube republicano?
Em 1870, os republicanos do Rio Grande do Norte se julgaram suficientemente numerosos para reunir e fundar um Partido. Cerca de trinta pessoas, depois de alguns debates em que não houve inteira homogeneidade, fundaram o primeiro Clube Republicano. O movimento republicano no Rio Grande do Norte e a Crise da Monarquia começava a se instalar no estado.
O primeiro Clube Republicano, o sentimento Republicano ainda era uma ideia vaga na cabeça de alguns elementos que tinham um grau de educação maior do que a maioria dos outros habitantes das maiores cidades.
A maior concentração era principalmente no Rio Grande do Norte, onde era maior a concentração urbana e maior também o número de jornalistas, médicos, engenheiros, que constituíam a principal parcela de adeptos do republicanismo.
Quando e como os integrantes do Clube Republicano começaram a agir?
Depois de muita luta os republicanos conseguiram em 03 de dezembro de 1870 publicar o Manifesto Republicano que, sintetizando a média do pensamento republicano, iria servir de base e ponto de aglutinação para os clubes republicanos que, a partir daí, foram sendo fundados em diversas cidades do País.
- Quando a Europa estava em crise contra a monarquia
- Quando o povo cansou do abuso de poder da Monarquia Brasileira
- Quando o Rei decretou a Derrama em Minas Gerais
O Manifesto foi assinado por cinquenta e oito pessoas, entre as quais alguns nomes se destacaram mais tarde, quer na propaganda, quer na direção do Partido durante o período republicano no Rio Grande do norte.
Entretanto, a maioria dos signatários nem sequer deixará rastros depois de o terem assinado. Dos cinquenta e oito assinantes, doze eram advogados, oito jornalistas, nove médicos, quatro engenheiros, dois professores, três funcionários públicos, nove negociantes e um fazendeiro.
O povo estava voltado com o Rei?
O Período Republicano no Rio Grande do Norte foi influenciado pelos organizadores da insurreição pernambucana, os líderes viajavam de estado em estado fortalecendo os chamados “rebeldes” arquitetando um plano para tirar o monopólio da coroa que estava empregando cada vez mais Portugueses nos cargos públicos, incomodando os burgueses que queria estar presente nesses cargos.
Essa insatisfação do povo acabou sendo alimentada pelos atos de bravuras e abolições que aconteciam em toda a Europa, filhos de donos de engenho que iam estudar fora do Brasil voltavam com ideias de rebeldia, cheio de sede de mudança cada vez mais pessoas foram aderindo a esse movimento até que Portugal decidiu fazer uma constituição para o Brasil.
Quero conhecer mais sobre o período republicano no Rio Grande do Norte!
Se você gosta de aprender cada vez mais sobre assuntos fascinantes como historia, cultura, economia e turismo então o Rio Grande do Norte é um prato cheio, esse estado teve participações marcantes em todos os periodos historicos do Brasil.
Gostou de aprender sobre o Rio Grande do Norte e quer aprender ainda mais? não perca a chance de aprender lendo nosso artigo sobre: Conheça Santa Cruz RN em 4 dicas.