Poder central x poder local – RN e Império
O Poder central x poder local no Rio grande do Norte não era muito diferente da maneira que isso era aplicado no restante do país, sempre com muita carga de deveres e tarefas a monarquia sempre se sentiu a cima dos nativos Brasileiros por isso usavam de seu poder para fazer com que o povo pagasse muitos impostos para sustentar os membros da realeza.
A partir de 1870, a monarquia brasileira passou a ser questionada por diversos setores da sociedade brasileira. Esse fato, aliado a outros acontecimentos, foi desgastando essa forma de governo. Integrantes da elite, da camada média e da população mais pobre passaram a defender o fim da monarquia e a implantação da república.
As ideias republicanas ganharam força a partir do final do século XIX, porém, desde o século XVIII alguns movimentos rebeldes, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos, já haviam defendido a implantação da república no Brasil.
Quais foram as mudanças feitas pela monarquia no Brasil?
As mudanças de administração do país afetaram o processo de distribuição dos recursos do Rio Grande do Norte, Aumentou as taxas de impostos e substituiu pessoas dos cargos públicos.
Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro proclamou a independência do Brasil e, ao contrário de outros países do continente, adotou a monarquia como forma de governo. O período em que D. Pedro I governou (1822-1831) foi chamado de Primeiro Reinado.
Em 1840 começou o Segundo Reinado, sendo D. Pedro II o imperador. Nesse período, o Brasil passou por diversas modificações internas, começando o reaquecimento da economia por meio do cultivo do café, que passou a ser o principal produto gerador de riqueza.
Quais as causas do fim da monarquia?
As pessoas, descontentes com o regime monárquico, fundaram associações que defendiam maior liberdade para as províncias, eleições diretas e o direito de votar para todos os homens maiores de 18 anos e alfabetizados.
Também defendiam que os senadores e outros políticos tivessem mandato com tempo preestabelecido para não ocuparem os cargos a vida toda.
Alguns acontecimentos colaboraram para o enfraquecimento da
monarquia no Brasil e sua substituição pela república:
O exército percebeu sua força após a Guerra do paraguaí, no entanto, não tinha vigor político expressivo. As reivindicações dos militares por melhores salários e maior influência na política resultou em conflitos com a coroa.
O fim da escravidão no Brasil foi entendido como forma de traição do Império contra os fazendeiros, uma vez que não houve indenização para as perdas de escravos.
O imperador indispô-se com a igreja ao prender dois bispos que decidiram se posicionar contra a maçonaria. D. Pedro II era maçom.
Como ocorreu a proclamação da república?
Ideias republicanas circulavam desde o Período Colonial. Faltava apenas uma conjuntura histórica propícia para derrubar a monarquia.
A criação do Partido Republicano Paulista (PRP), em 1873, marcou a adesão de importantes representantes da cafeicultura paulista. O sucesso da proclamação da República deve-se também ao apoio das camadas econômicas notáveis da sociedade Brasileira.
Quero entender melhor o Poder central x poder local!
O RN passou por diversas tentativas de colonização ao longo de sua existência e mesmo durante o período do Império o estado ainda estava se desenvolvendo e se transformando o que levou a diversas alterações em sua cultura e território.
Naturalmente existia uma disputa de força de vontade entre o Poder central x Poder local que durante muito tempo definio a forma como o estado iria crescer e basicamente moldou o RN durante toda sua existencia tendo impacto mesmo nos dias de hoje.
Se você gostou de aprender um pouco sobre esta historia e quer aprender ainda mais, não perca a oportunidade de aprender através do nosso artigo sobre: O fracasso das primeiras tentativas de colonização do RN.