Ponte Newton Navarro: Saiba tudo sobre sua história!

3 825

Construção imponente e marca registrada de Natal, a ponte Newton Navarro estende-se sobre o importante Rio Potengi para unir ainda mais a cidade do sol nas suas diferentes regiões e particularidades. Levantada já há mais de dez anos, a obra ainda chama a atenção de quem passa por Natal e mantém indelével a memória de um célebre filho da terra, o poeta Newton Navarro. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa obra.

Quando foi construída a Ponte Newton Navarro?

Construída ao longo de mais de três anos, a Ponte Newton Navarro foi inaugurada oficialmente em 2007. Com uma extensão de quase 1,8 quilômetro, 110 metros de altura e 22 de largura, é considerada a maior ponte estaiada do Nordeste e uma das maiores do Brasil.

A obra, além de ligar duas regiões populares de Natal, carrega a importância de manter viva a memória de Newton Navarro, um dos mais célebres artistas natalenses do século XX.

Quando foi construída a Ponte Newton Navarro?
Quando foi construída a Ponte Newton Navarro? Fonte/Reprodução: Original

Ele foi poeta, pintor, cronista, desenhista e dramaturgo que representava em suas obras, principalmente, as localidades da Ribeira/Santos Reis e a Redinha, bairros que são ligados pela ponte que leva seu nome, além do Rio Potengi e seus pescadores.

Sem dúvida, dar o nome do artista Newton Navarro a uma das obras mais importantes e vistosas de Natal e do estado, também conhecida como Ponte de Todos ou Ponte da Redinha, foi uma homenagem justa.

Posts Relacionados
1 De 112

Onde fica a Ponte Newton Navarro?

Como citado, a Ponte Newton Navarro liga os bairros da Ribeira/Santos Reis e a Redinha. As duas regiões possuem grande valor por serem bem populares e também históricas. Elas também servem de rota para destinos turísticos do Rio Grande do Norte, como a região de dunas do município de Extremoz (a famosa Praia de Genipabu).

A ponte acaba ligando, também, duas das mais populares praias de Natal, a Praia do Forte (onde está localizado o histórico Forte dos Reis Magos) e a Praia da Redinha, que é marcada pela sua tradicional ginga com tapioca (uma das iguarias potiguares mais famosas).

Qual paisagem é visível do alto da Ponte Newton Navarro?

Por ter uma altura bastante considerável e por estar em uma localização que tem poucas construções urbanas ao redor, a Ponte Newton Navarro propicia uma vista única para quem a atravessa, seja de carro/motocicleta, a pé ou de bicicleta.

De um lado, a imensidão do Atlântico e a vista das praias próximas são marcantes. Do outro, a paisagem do Rio Potengi seguindo território adentro da cidade de Natal, sendo margeado pela vegetação típica da região. Nesse ponto, inclusive, é possível observar um belíssimo pôr do sol ao entardecer. Apesar de simples, o programa é encantador.

Réveillon na Ponte Newton Navarro: Como acontece

Nas festividades de fim de ano a Ponte Newton Navarro também torna-se um dos pontos de queima de fogos em Natal. A atração, marcada pela beleza do espetáculo pirotécnico, conta com a presença de muitas pessoas que fazem questão de acompanhar a queima de fogos em locais próximos da estrutura.

A já tradicional queima de fogos do local conta com uma operação especial dos órgãos públicos responsáveis pelo trânsito na cidade, o que garante a segurança da operação.

Apesar de não ser um ponto turístico por si só, conhecer a ponte é quase uma obrigação para quem está visitando Natal. Passar por ela a pé, inclusive, é ainda mais especial, já que é possível fazer belos registros fotográficos no local. Vale muito a pena conhecer a Ponte Newton Navarro.

Mostrar comentários (3)