Por que o cangaço acabou?

0 487

Um dos movimentos sociais mais importantes do Nordeste, o Cangaço percorreu as terras nordestinas entre as décadas de 1870 até 1930. Mesmo já tendo se passado uns 80 anos desde o fim do cangaço, o movimento ainda é alvo de debates e ainda gera dúvidas na cabeça de muita gente.

Para alguns, o cangaço era um símbolo de resistência, era a forma que os sertanejos tinham encontrado para lutar contra os graves problemas sociais que afligiam aquela época. Para outros, os cangaceiros eram apenas um monte de bandidos que espalharam o terror por onde passavam.

Certo mesmo é que seja lá quais eram os seus objetivos, o cangaço entrou para a história. Mas como um movimento tão forte chegou ao fim? Quando isso aconteceu e que consequências isso trouxe? Agora vamos responder a todas essas perguntas. Confira!

Quais os fatores que levaram ao fim do cangaço?

O cangaço começou a ganhar força no início do século XX, onde havia vários relatos de grupos de cangaceiros em várias partes do nordeste. Porém foi com “Lampião” que o cangaço começou a ganhar relevância nacional.

Lampião e seu grupo iam ganhando o respeito e a admiração de alguns sertanejos, que o consideravam um herói, por conta de suas ações contra os ricos daquela época. Mas para as autoridades, Lampião e seus cangaceiros eram uma ameaça, e o viam como algo que precisava ser eliminado.

Quais os fatores que levaram ao fim do cangaço
Fatores que levaram ao fim do cangaço. Fonte/Reprodução: Wikipedia
Posts Relacionados
1 De 116

Getúlio Vargas, o presidente do Brasil naquela época, classificou Lampião e seus homens como extremistas, e então ordenou que qualquer movimento que causasse desordem no território nacional deveria ser eliminado.

A partir daí, começou a se desenhar o fim do cangaço. E então em 1938, dia 28 de julho, em Angico, território do Estado de Sergipe, Lampião, sua esposa Maria Bonita e mais nove homens, foram brutalmente assassinados pela polícia.

Depois de mortos, os cangaceiros foram degolados e tiveram suas cabeças expostas por todo o nordeste. Após isso, a morte de Lampião teve uma grande repercussão, e causou medo nos outros cangaceiros, que optaram por se render à polícia, e assim o cangaço foi chegando ao fim.

Quando o cangaço chegou oficialmente ao fim?

A morte de Lampião trouxe o fim do cangaço. Porém, alguns historiadores afirmam que o cangaço chegou ao fim no ano de 1940 após a morte do cangaceiro Corisco, que também fazia parte do grupo de lampião.

A partir daí não existem mais registros sobre o cangaço. Além de fazer com que os outros cangaceiros se rendessem, a repercussão da morte de Lampião também impediu que surgissem outros cangaceiros.

Como o fim do cangaço impactou os envolvidos?

A morte de Lampião teve um impacto muito forte nos outros cangaceiros. Aqueles que tentavam resistir ao fim do cangaço acabavam sendo mortos, já outros preferiram ceder e se render à polícia.

Corisco é o último cangaceiro de que se tem registro, ele tentou vingar a morte de Lampião e seguir como líder do cangaço. Porém não obteve sucesso e também acabou sendo morto pela polícia.

Quais foram as consequências do cangaço?

Depois do fim do cangaço, o número de pessoas que protestavam contra o acúmulo de bens nas mãos dos coronéis aumentou consideravelmente. Além disso, com medo que esses grupos pudessem retornar, o governo criou uma política de enfrentamento.

O cangaço é muito importante para a história do Nordeste, e até hoje são contadas as histórias e lendas sobre os cangaceiros em forma de cordéis, que já foram reconhecidos até como patrimônio da humanidade. O cangaço chegou ao fim, mas a sua história é e ainda será contada por muito tempo.

Deixe um comentário