Praia de Pirangi: Conheça o Maior Cajueiro do Mundo
Além de Ponta Negra e outras praias urbanas de Natal, a Região Metropolitana apresenta praias belíssimas e tem vários pontos interessantes para visitar. Hoje, vamos falar da Praia de Pirangi, que fica na Grande Natal e é um ponto bastante requisitado pelos turistas.
Saiba mais sobre as belezas e curiosidades desta praia.
Onde fica a Praia de Pirangi?
Pertinho de Natal, mais precisamente na cidade de Parnamirim, a Praia de Pirangi começou a se popularizar nos anos 90, quando os natalenses começaram a morar nas casas da região durante o período de verão.
Por conseguinte, a beleza da praia com arrecifes de corais, piscinas naturais e águas cristalinas chamou atenção dos natalenses e turistas, fazendo com que o local ficasse cada vez mais popular.
A distância para a praia fica a 15 quilômetros, no qual o caminho principal é a RN-063, também conhecida como Rota do Sol e demora 30 minutos de carro para chegar. Mas, você pode andar de bicicleta na região, uma vez que há uma ciclovia extensa que vai até à praia.
Sem contar que existe a Pirangi do Norte e Pirangi do Sul, sendo que esta segunda fica no município de Nísia Floresta.
Quais atrações da Praia de Pirangi?
O local é cheio de bares e restaurantes, com gastronomia típica do Nordeste, como paçoca de pilão com macaxeira, além de restaurantes famosos de Natal. Mas, o passeio na Marina Badauê é quase uma parada obrigatória.
Este é o passeio de barco que dura duas horas e é ideal para banho e mergulho nas piscinas naturais, além de ver a vida marinha mais de perto. Perto da sede do passeio de barco tem o maior cajueiro do mundo e é um dos principais cartões-postais.
Lembra que falamos da existência de Pirangi do Sul? Uma opção de passeio na região é tomar banho no rio que fica na região, onde próximo ficam bares que oferecem os melhores petiscos, caldos e o melhor da gastronomia local.
O que é e onde fica o maior cajueiro do mundo?
Sabemos que o cajueiro é uma planta comum no Nordeste, sendo que a planta de Pirangi possui uma peculiaridade, pois ele tem uma área com quase 8500 m² e perímetro de 500m. Além disso, um cajueiro comum mede 12 metros de altura.
A planta produz 80 mil cajus durante o ano. Sem contar que o grande cajueiro equivaleria a 70 árvores comuns desta espécie.
Quem plantou a árvore foi o pescador Luís Inácio de Oliveiro em 1883 e a planta cresceu sem ajuda alguma. Reza a lenda que o pescador faleceu aos 93 anos e embaixo da sombra da árvore.
Hoje, ela fica na rua Deputado Márcio Marinho, a principal da praia.
É pago para visitar o maior cajueiro do mundo?
O turismo do cajueiro é bastante comum e gratuito. Lá, os turistas podem caminhar por baixo dos galhos, com o auxílio de um guia, e ainda podem saborear os famosos frutos que a árvore produz. Além disso, há um mirante onde consegue avistá-lo por completo e fotografar a vista da região.
O que há para fazer no maior cajueiro do mundo?
O cajueiro também tem diversas lojas de artesanatos da região, onde você pode comprar produtos típicos da região, roupas de renda, acessórios para praia, bebidas locais, alimentos e outros produtos vindos das pessoas da região.
Já visitou a Praia de Pirangi? Deixe seu comentário.