+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Praia do Forte: Conheça a história e aproveite as piscinas naturais

0

Popular entre moradores locais e entre turistas, a Praia do Forte é um ponto muito importante para a cidade de Natal e para todo o Rio Grande do Norte.

Além de sua beleza, bons serviços oferecidos e localização privilegiada, a praia também se destaca por carregar uma marca notável para a região: é onde está o marco inicial de Natal, o Forte dos Reis Magos.

Atração turística que não dá para ignorar, a Praia do Forte, além de seu apelo histórico, também é um excelente lugar para passear com a família, curtir o mar calmo da região e suas piscinas naturais.

Além disso, existem barracas espalhadas pelo local que podem ser o lugar ideal para sentar um pouco, beber e comer alguma coisa abrigado do sol.

Vamos conhecer um pouco melhor esse ambiente repleto de beleza e história.

Praia do Forte: De onde vem o seu nome e onde fica

A Praia do Forte recebe esse nome porque é lá onde fica o Forte dos Reis Magos, uma edificação imponente e secular que possui uma arquitetura marcante e muita história.

A localização da praia é muito privilegiada já que é fácil de chegar lá. Ela fica na região leste de Natal, bem centralizada, e tem como referência a Av. Pres. Café Filho.

Praia Do Forte: Conheça A História E Aproveite As Piscinas Naturais
Praia do Forte: De onde vem o seu nome e onde fica Fonte/Reprodução: original

Existem várias opções de linhas de ônibus e outros transportes públicos que levam para o local. Sem contar, claro, que existe a possibilidade de ter acesso a praia com veículos particulares.

Forte dos Reis Magos: Conhecendo um pouco de sua história

O Forte dos Reis Magos é uma construção feita em 1598. A data exata do início da construção é 6 de janeiro, dia em que a tradição católica considera ser o Dia de Reis. Daí vem o nome da fortificação.

Com objetivos militares, a edificação foi levantada para proteger a região de possíveis invasores e traficantes de pau-brasil, algo que não era muito incomum de existir na época em questão.

Pensando nisso a Coroa Ibérica ordenou a construção do Forte e também de uma vila ao seu redor. Essa vila, fundada em 25 de dezembro de 1599, mais tarde seria a cidade de Natal.

Sua importância para a cidade e região é tão grande que em 1949 o IPHAN tombou o lugar, reconhecendo-o como um patrimônio histórico e artístico nacional.

Quais as atrações da Praia do Forte em Natal RN?

Ir à Praia do Forte e não visitar o Forte dos Reis Magos em si é algo impensável. Conhecer a estrutura por dentro é ter um contato único e valioso com o passado da região e mesmo do Brasil.

Por causa disso, ao passear pela Praia do Forte, não deixe de entrar na fortificação. Certamente você aprenderá bastante sobre história por lá.

Essa é, inclusive, uma época muito propícia para isso. Reaberto no dia 23 de dezembro do ano passado, depois de passar três anos em reforma, o Forte está em perfeitas condições de receber visitantes. Para entrar no local, a taxa é de R$ 3. O funcionamento é de 8h até 16h30 e a visita é guiada por pessoas credenciadas.

Além do Forte, a praia ainda conta com outro atrativo muito interessante, que são as suas piscinas naturais. De águas límpidas, elas são formadas graças à barreira dos recifes e são perfeitas para crianças brincarem despreocupadamente, já que não têm profundidade e nem onda. Isso só muda quando a maré enche.

Onde se hospedar na Praia do Forte em Natal RN?

Existem algumas opções de hospedagem próximas da Praia do Forte em Natal bem interessantes, principalmente por causa dos preços (que são mais baixos em relação a outras localidades).

Onde se hospedar na Praia do Forte em Natal RN? Fonte/Reprodução: Original

Duas alternativas, caso você queira ficar próximo à praia é o Brisa do Mar Beach Hotel (que fica na avenida beira-mar e possui piscina) e o Sol Praia Marina Hotel (também na avenida beira-mar, mas com uma instalação que conta com mais espaços, como piscina, bar, sala de jogos e restaurante).

Onde comer na Praia do Forte em Natal RN?

Toda a praia conta com serviços de barracas e quiosques que oferecem refeições, petiscos e bebidas tanto para os visitantes como para as demais pessoas que frequentam o local. Opções é o que não falta, sempre com variedade de cardápio e de preços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.