Professores do RN unem forças e realizam greve histórica por reivindicações justas!
Um movimento histórico está tomando conta do Rio Grande do Norte: professores de todo o estado decidiram se unir para fazer uma greve pela garantia de justiça. Esta incrível mobilização está afetando toda a região e mostrando que os profissionais de educação não estão mais dispostos a aceitar injustiças. Venha descobrir como esta luta tem impactado o estado e o que ainda está por vir.
Greve dos Professores do RN
Na sexta-feira (3), o SINTE/RN decidiu por deflagrar uma greve de trabalhadores em educação da Rede Estadual do Rio Grande do Norte.
A partir da terça-feira (7), os professores vão parar as atividades com o objetivo de reivindicar a atualização do índice de 14,95%, além do envio à Assembleia Legislativa dos projetos para criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
Reivindicações Justas
A presidente do Sinte/RN, professora Fátima Cardoso, afirmou que “essa greve nasceu forte e vai crescer forte”. Com isso, os professores esperam alcançar os seguintes benefícios: reajuste salarial significativo, melhorias nas escolas de tempo integral e aumento das gratificações para diretores e vices diretores.
Propostas do Governo
O governo apresentou três propostas para atualizar o Piso Salarial 2023. A primeira proposta prevê que seja implementado no mês de março para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro, conceder em maio 3% aos demais (ativos e aposentados), pagar 2,71% em setembro e implementar mais 8,66% em dezembro, com o retroativo sendo pago a partir de maio de 2024.
Perguntas Frequentes
Abaixo, algumas perguntas mais frequentes:
O que é a greve dos professores?
A greve dos professores é um movimento realizado pelo SINTE/RN visando à obtenção de reivindicações justas para os trabalhadores em educação da Rede Estadual do Rio Grande do Norte.
Quais são as reivindicações?
As principais reivindicações são: atualização no índice de 14,95%, envio à Assembleia Legislativa de dois projetos que visam instituir um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os funcionários da educação, melhorias nas escolas de tempo integral e garantia das gratificações de diretores e vices diretores a partir do porte das escolas.
Quando começa a greve?
A greve começa na terça-feira (7) pois na segunda-feira (6) os professores retornam às escolas para dialogar com a comunidade escolar e explicar as razões da greve.