Quais os edifícios do Rio Grande do Norte e quais as características?

0 503

Você sabe quais são os edifícios do Rio Grande do Norte? Conhecer mais sobre o estado, cultura, história e costumes regionais é algo muito importante. Você vai ver isso agora neste artigo!

Neste conteúdo você vai ver quais os edifícios do Rio Grande do Norte, quais as características, porque são tão populares e muito mais. Continue lendo para conferir!

Quais são os edifícios mais altos do Rio Grande do Norte?

Por ser uma cidade grande, com uma população estimada de 896.708 e índice de desenvolvimento crescente, segundo dados do IBGE, Natal conta com muitos edifícios, mas poucos deles ultrapassam os 100 m de altura. Os principais edifícios mais altos do Rio Grande do Norte são os seguintes:

  1. Mirante José Olímpio Filho, com altura aproximada de 138 metros;
  2. Residencial Porto Arena, com 107 metros, em média;
  3. Edifício Hanna Safieh que mede cerca de 115 metros;
  4. Duna Barcane Mall, que também atinge os 107 metros.

Apesar da verticalização da capital do estado desagradar a muitos locais, se compararmos com outros estados do país, os edifícios encontrados em Natal chegam a ser considerados pequenos.

Quais são os edifícios mais antigos do Rio Grande do Norte?

Posts Relacionados
1 De 3

O estado conta com uma diversidade de edifícios antigos, construídos há muitas décadas.

Quais são os edifícios mais antigos do Rio Grande do Norte?
Casa de Câmara Cascudo – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Confira abaixo quais são os edifícios mais antigos do Rio Grande do Norte:

  • Casa de Luís da Câmara Cascudo;
  • Casa da “Viúva Machado”;
  • Hospital Infantil Varela Santiago;
  • Igreja da rua João Pessoa;
  • Memorial da Justiça;
  • Museu Café Filho.

Esses são os edifícios mais antigos do Rio Grande do Norte, e traduzem um pouco da cultura local.

Qual é a história por trás dos edifícios do Rio Grande do Norte?

Os edifícios do Rio Grande do Norte refletem a longa história do estado, assim como sua cultura e arquitetura. O estado tem uma história de estabelecimentos coloniais, onde habitavam desde os primeiros aldeões portugueses, até os escravizados vindos do continente africano.

Esta história é retratada nos edifícios, com destaque para os casarões coloniais, que são construções de dois ou quatro andares, com telhados de duas águas e janelas de vidros coloridos. Os casarões coloniais são característicos do estilo arquitetônico do Rio Grande do Norte, e podem ser encontrados em todas as cidades do estado.

Outra característica dos edifícios do Rio Grande do Norte são as construções de estilo neoclássico. Estas construções foram erguidas a partir do século 19, quando as elites da região começaram a adotar os princípios do neoclassicismo, caracterizado por elementos arquitetônicos retirados diretamente da antiguidade clássica, como colunas, cornijas e frontões. Estes elementos são muito comuns nos edifícios do Rio Grande do Norte.

Além disso, existem também edifícios no estilo modernista. Estes edifícios foram construídos a partir do século 20, e caracterizam-se por seus desenhos simples, mas elegantes. O estilo modernista é muito comum em todo o estado, especialmente na capital, Natal. Estes edifícios são geralmente construídos com materiais modernos, como aço e vidro, frequentemente usados para construir prédios comerciais, residenciais e escolares.

Quais são as características dos edifícios do Rio Grande do Norte?

Casarões coloniais com dois ou quatro andares com telhados de duas águas e janelas de vidros coloridos. Além dos Neoclássicos com elementos arquitetônicos retirados diretamente da antiguidade clássica, como colunas, cornijas e frontões. E os Modernistas com desenhos simples, mas elegantes, construídos com materiais modernos, como aço e vidro.

Por que os edifícios do Rio Grande do Norte são tão populares?

Os edifícios do Rio Grande do Norte são populares principalmente por seu aspecto único e criativo. Os edifícios coloniais oferecem uma mistura única de estilos arquitetônicos antigos e modernos, enquanto os edifícios modernistas oferecem uma aparência moderna e sofisticada. Além disso, os edifícios também oferecem uma linda vista para os espectadores e, por isso, são muito procurados por turistas e locais.

Agora que você viu os edifícios do Rio Grande do Norte, você pode contemplar alguns deles, como os antigos, por exemplo. A Pinacoteca Potiguar, adaptada em um desses casarões, costuma dispor de mostras e exposições de arte, abertas ao público.

O memorial Câmara Cascudo, na casa em que o historiador morou, tem registros históricos do escritor e de suas pesquisas. E esses são apenas alguns exemplos das construções históricas que se pode visitar na cidade.

Deixe um comentário