Quais são as aves do Rio Grande do Norte e de onde elas vêm?
No estado norte riograndense há muitas belezas, desde praias paradisíacas a animais silvestres encantadores, incluindo as aves do Rio Grande do Norte. Apesar da perda de áreas naturais para o desenvolvimento imobiliário da região, ainda existe uma reserva natural conhecida como Parque das Dunas.
Nesta reserva são protegidas diversas áreas florestais remanescentes, além de espécies de diversos animais, como aves do Rio Grande do Norte. Vamos saber mais sobre a riqueza desta fauna? Acompanhe o artigo a seguir!
Quais são as aves mais comuns do Rio Grande do Norte?
Dono de uma beleza ímpar, esse estado do nordeste brasileiro proporciona o contato com a natureza em formas e lugares diferentes, por isso, listamos as aves do Rio Grande do Norte, que se encontrar facilmente nas ruas ou em reservas ambientais.
Pardal
Essa é uma das mais conhecidas entre as aves do Rio Grande do Norte, tem tamanho pequeno, possuem bicos grossos e fortes, pois se alimentam de sementes, sua coloração é cinza ou marrom. É natural no Velho Mundo, determinadas espécies foram incluídas no país por colonizadores.
Bem-Te-Vi
Caracteriza-se por sua cor amarela ventral e uma marcante listra branca e outra preta no alto da cabeça.
Muito comum de encontrar em jardins e super famoso por seu canto, também é um dos pássaros mais populares no Rio Grande do Norte e em todo Brasil.
Galo de Campina
Essa ave também é conhecida como cardeal-do-nordeste ou cabeça vermelha. O galo-da-campina tem cerca de 17 centímetros de comprimento, é caracterizado por cores vibrantes. A cabeça anterior e a garganta são vermelhas, o abdômen branco e as costas acinzentadas. Ele se alimenta de pequenos insetos, sementes e bagas.
Caboré
Uma coruja oriunda do Brasil e Paraguai, mede cerca de 14 centímetros de comprimentos e pesa 63 gramas, seu vértice é na cor marrom com pontilhados em branco e sua calda contem faixas claras, mas podem existir variações de tons dentro do marrom, cinza e braco, sua nuca possui penas distintas que formam um desenho parecido com dois olhos.
Carcará
Uma ave de rapina muito famosa no interior do estado, onde o sertão predomina e o carcará é rei. O carcará é uma ave que predomina na região por comer não só restos de animais, mas também por caçar pequeno animais e filhotes de outras aves. Uma ave símbolo do sertão, que também é muito vista no meio oeste.
Essas são algumas das aves e espécies mais comuns de serem vistas no Rio Grande do Norte.
De onde vêm essas aves?
Muitas aves do Rio Grande do Norte são encontradas lá, porém nem todas são originárias de lá, podendo ter chegado por colonização. Por exemplo, o Pardal é nativo da Europa, Ásia e norte do continente africano, o bem-te-vi é nativa da América Latina.
Outras espécies como o Galo-de-campina é originária do interior do nordeste brasileiro, a coruja Caboré é encontrada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina e todo a região brasileira, e os Pombos são originários da Europa, norte da África, Ásia e oriente Médio.
Com que frequência elas visitam o Rio Grande do Norte?
Os ciclos migratórios das aves do Rio Grande do Norte variam conforme a espécie. De modo geral, elas começam a aparecer durante a primavera e outono, em busca de alimento e proteção e tendem a se ausentar da região quando o período de reprodução termina. Algumas aves migratórias podem percorrer de 10 a 30 mil quilômetros nos trajetos de migração.
Quais são os habitats das aves do Rio Grande do Norte?
O principal habitat das aves do Rio Grande do Norte, é onde há mais presença de vegetação, mas como, ao longo do tempo, as áreas naturais têm sido tomadas por pelos empreendimentos das cidades podem estar mais escassas.
Mas existe uma reserva estadual, conhecida por Parque das Dunas, umas das maiores reservas florestais do estado. É formada por dunas e vegetação de mata atlântica, onde facilmente pode se encontrar mais de 120 espécies de pássaros e aves, além de diversos outros animais silvestres.
Quais são as aves ameaçadas de extinção no Rio Grande do Norte?
Infelizmente a extinção é um dos problemas mais recorrentes em nossa natureza, e no Rio Grande do Norte existem algumas espécies ameaçadas, como as aves saíra-pintor, zabelê, jacupemba, gavião-de-pescoço-branco, batuíra-Bicuda, maciço-de-costas-brancas, maçarico-rasteirinho, maçarico-de-papo-vermelho, trinta-rés-róseo e avoante, conhecida no estado como arribaçã.
Essas são algumas das aves que correm risco de extinção, por isso a preservação de seus habitats e das espécies e muito importante para não desaparecerem para sempre.