Quais são as características do cangaço e sua passagem no RN?
O cangaço foi um movimento social e político que surgiu no século XIX, principalmente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Esse movimento era liderado por homens chamados de cangaceiros, que eram jovens pobres e sem instrução, que viviam nas matas. O cangaço teve sua maior expressão no Rio Grande do Norte, onde os cangaceiros lutavam contra a exploração dos ricos fazendeiros.
Conhecido por ser um movimento cheio de crueldade e revolta, muitas pessoas se atentam somente a essa parte e não conhecem as origens. Por isso, confira o artigo com todas as características do cangaço e suas consequências para o Brasil.
O que foi e quais características do cangaço?
Inicialmente, cabe comentar quais são a origem e as características do cangaço. Este movimento teve como intuito principal protestar contra as injustiças e a miséria sofrida pelo pessoal do nordeste brasileiro. Segundo a história, o motivo maior para o fortalecimento do cangaço era a raiva sentida pelo descaso do poder público com a pobreza nordestina.
Os cangaceiros se vestiam de forma exótica, usando roupas de couro e adornos de penas e ossos, e se armavam com facões, chicotes e pistolas. Eles viviam em grupos e se dedicavam a atacar fazendas e povoados, roubar gado e escravos, e a atacar o governo.
Para demonstrar toda a sua insatisfação, os cangaceiros organizavam assaltos, disputavam valiosas terras, saqueavam fazendas, intimidavam a população que não cooperasse com as práticas, realizavam vinganças, sequestros de figuras importantes e afins. O movimento do cangaço teve seu fim com a morte de Lampião e o desmembramento de vários bandos.
O que causou o surgimento do cangaço?
O primeiro fator que proporcionou o surgimento foi a grande pobreza que assolava o nordeste brasileiro na época. Com a insatisfação popular com o poder público, ficou mais fácil para Lampião, o líder do cangaço, utilizar desse problema para se popularizar e ganhar poder de liderança por levar os problemas da época como justificativa de seus ataques.
Onde viviam os cangaceiros?
Uma excelente pergunta que todos gostariam de saber. Grande parte dos cangaceiros andavam constantemente pelas terras do Brasil, o que dificultava as autoridades de prendê-los. Entretanto, a maioria se concentrava nas zonas rurais do país.
A figura do cangaceiro também foi algo que ficou marcado no imaginário popular. Eles costumavam ser descritos como homens que usavam roupas de couro com símbolos espalhados, grandes chapéus de couro e as mais variadas armas como rifles, pistolas, punhais, entre outras.
Bandos de cangaceiros
Ao pensar nas características do cangaço logo lembramos do bando de Lampião, pois como já foi dito, ele era o principal líder e representava os ideais do movimento. Entretanto, existiram vários outros como o bando de Corisco, após a morte do líder Lampião.
Além dele, tivemos alguns nomes bem conhecidos pelo povo como o Cobra Verde, Gasolina, Sete orelhas, Zabêlê, Jesuíno brilhante, entre tantos outros líderes do cangaço. Vale mencionar que os nomes acima são os apelidos dos líderes dos bandos.
Quais passagens históricas do cangaço no Rio Grande do Norte?
Por fim, vamos comentar sobre as características do cangaço no Rio Grande do Norte. Para começar, existe uma relação muito forte entre o coronelismo e o cangaço, já que praticamente um complementava o outro. Um exemplo são as casas que serviram de moradia para o bando de lampião e outros grupos diferentes.
Aliás, vale a pena comentar que a cidade Mossoró, localizada no Rio Grande do Norte, foi a única localização no nordeste que resistiu ao cangaço, pois a população repeliu completamente os objetivos dos cangaceiros.
Com isso, finalizamos por aqui. Espera-se que com esse panorama, todas as características do cangaço tenham ficado claras e que você tenha maior noção sobre o impacto desse movimento na sociedade. Se gostou, ajude na divulgação através de seus veículos de comunicação e para não perder conteúdos bons, volte sempre neste site.