Qual a densidade demográfica do Rio Grande do Norte?

0 295

Os que já tiveram a oportunidade de conhecer este estado maravilhoso e acolhedor, sabe que é um estado lindo e paradisíaco. Por ser um local muito turístico, poucos sabem sobre sua densidade demográfica.

Uma cidade com uma grande população calorosa e com lindos pontos turísticos. Qual será o segredo por trás de tanto sucesso que traz essa região? Nesta matéria vamos conhecer a densidade demográfica de RN, Confira!

Densidade demográfica

Apesar de ser de informações específicas, vamos explicar sobre a densidade demográfica do estado, mostrando a quantidade da população na região, ou seja, o cálculo de quantas pessoas por km².
É muito importante saber o que levou as pessoas a escolher mais uma região do que outra. Tudo isso é concentrado em análises geográficas. Essas pesquisas ajudam bastante nas políticas de melhorias.

O que é a densidade demográfica?

Essa informação deve ser de suma importância, pois é através dela que vai se tomar decisões e ações para cada caso. Quando se faz uma análise, é com o objetivo de ajudar no progresso e melhoria da população.

O que é a densidade demográfica
Densidade demográfica. Fonte/Reprodução: original
Posts Relacionados
1 De 9

Com essa medição consegue localizar a área com maior índice de pobreza, por exemplo. Esse cálculo é baseado no número da população e o tamanho do território.

Como a densidade demográfica é medida?

para você entender melhor, vamos te ensinar a fazer um cálculo. Você terá que saber as seguintes informações:

  • Quantidade de habitantes da cidade;
  • Área territorial.

Quando tiver essas duas informações. Você vai dividir a quantidade de habitantes pela área territorial. E assim vai obter a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.
O cálculo é feito como o exemplo abaixo:

Densidade demográfica = Total de Habitantes
Área

Uma dica, você pode buscar essas duas questões acima no google, aí é só realizar a divisão. Pronto, já terá a sua resposta da densidade demográfica de sua região.

Mas se atente, já que essa medição pode ser feita de duas maneiras. São elas:

  • População absoluta;
  • população relativa;

A primeira é a análise total da quantidade de habitantes por região, já a segunda é para definir a quantidade por km². Esse estudo viabiliza saber, porque determinadas regiões são mais desejadas do que outras.

E também facilita a realização de projetos, que evita que pessoas deixem suas cidades, à procura de melhorias em outras. Por isso, devemos fazer nossa parte de estar sempre contribuindo para essas pesquisas.

Qual a importância da densidade demográfica?

Devemos levar muito sério este levantamento, pois é de suma importância para todos nós. Essa métrica é realizada com vários objetivos. São elas:

  • Verificar quais regiões estão mais habitadas;
  • Qual a necessidade de cada região;
  • Verifica o índice de emigração, imigração e migração;
  • Natalidade;
  • Mortalidade;
  • Problemas habitacionais;
  • Desemprego;
  • Crescimento;
  • Estrutura.

Com esses dados é elaborado um plano de políticas públicas, que se adequa a cada local.

Qual a densidade demográfica do Rio Grande do Norte?

Considerada um dos melhores estados para morar e com índice muito alto de turismo. Isso nos leva a crer que as regiões estão bem distribuídas e cuidadas. O Rio Grande do Norte pertence à região do nordeste é composta por cento e sessenta e sete municípios. Por não ser um estado muito grande, ele é considerado o quinto menor estado do Brasil.

Sua população é de 3.560.903, ou seja, sua densidade é de 60 habitantes por km². De todos os municípios, Natal é o que tem o maior número de pessoas. Com uma estimativa de um volume populacional bem distribuído, com uma média de 21 mil habitantes por município. A maior parte da população se encontra na zona urbana, somente 23% vivem na zona rural.

Agora você já sabe qual é a densidade demográfica do RN, como o cálculo é feito e porque a população precisa participar dos censos e como as cidades e estados são beneficiadas com projetos depois do cálculo de densidade demográfica ser feito.

Deixe um comentário