Qual é a culinária típica do Rio Grande do Norte?
O Rio Grande do Norte está localizada na extremidade nordeste do Brasil, sua capital é a cidade de Natal, um estado turístico conhecido por diversos lugares lindamente paradisíacos, com uma população de 3,409 milhões de pessoas em uma área de mais de 52 mil quilômetros quadrados, além de um lugar maravilhoso a culinária típica do Rio Grande do Norte é excelente.
Caso você ainda não conheça todas as maravilhas deste estado brasileiro, vamos te mostrar um pouco mais e instigar seu desejo para visitar o Rio Grande do Norte.
O que é a comida típica do Rio Grande do Norte?
Assim como todas as regiões do Brasil tem suas comidas tipicas, o Rio grande do Norte não difere e tem deliciosos pratos, consumidos por várias gerações e servidos até hoje e com isso se tornaram tradicionais pratos da culinária típica do Rio Grande do Norte.
Quais são os pratos mais populares da culinária do Rio Grande do Norte?
Não existe nada mais gostoso do que experimentar a gastronomia local em uma viagem, não é mesmo?
O Rio grande do Norte tem deliciosos pratos típicos, e aqui preparamos uma apetitosa lista dos mais variados pratos da região.
- Paçoca de carne de sol: esse prato não tem nada a ver com o doce de amendoim que conhecemos como paçoca, mas uma suculenta carne desfiada com e misturada com farinha de mandioca.
- Baião de dois: o feijão é cozido sem tempero e logo após é adicionado arroz com vários temperos, esse é um ótimo acompanhamento para churrasco ou macaxeira frita.
- Ginga com tapioca: é um crocante e delicioso prato de peixe manjuba frito em áleo e envolvido com goma de tapioca. Prato consumido em Natal.
- Bobó de camarão: esse é um dos pratos da culinária típica do Rio Grande do Norte mais conhecido, um delicioso prato composto por frutos-do-mar super cremoso.
Esse são os pratos mais conhecidos na culinária típica do Rio Grande do Norte, mas não acabam por aqui, temos outras também, como, feijão-verde cremoso, escondidinho de carne de sol, caranguejada, carne de carneiro, cuscuz potiguar, arroz de leite, peixe a moda potiguar e a sobremesa de banana e canela conhecida como cartola.
De onde vem a influência da culinária do Rio Grande do Norte?
Quando falamos em gastronomia não podemos esquecer do Rio Grande do Norte, é onde se concentra muito das tradições africanas, indígenas e europeias. Mas a culinária potiguar é muito grande também, sendo muito fresca no litoral, composta por várias opções de frutos-do-mar.
Qual é o prato típico do Rio Grande do Norte?
Não existe apenas um prato na culinária típica do Rio Grande do Norte, mas vários para todos os gostos e vontades, os principais pratos que encontramos com muita facilidade nos restaurantes do Rio Grande do Norte são:
- Ginga com tapioca (em Natal);
- Cuscuz;
- Escondidinho de carne de sol;
- Caranguejada;
- Baião de dois;
- Vários pratos com camarão.
Esses são os pratos mais procurados por turistas na região.
Como é a culinária do Rio Grande do Norte diferente de outras culinárias do Brasil?
A culinária típica do Rio Grande do Norte tem uma grande e forte influência indígena e isso faz com que o consumo de mandioca em preparos de diversas formas e pratos seja grande. Consumidas com farinha ou farofa, misturada com molho aos peixes que da origem ao delicioso e conhecido pirão, o uso de várias espécies de peixes e frutos-do-mar é uma forte característica da culinária típica do Rio Grande do Norte.
Assim, concluímos que a culinária típica do Rio Grande do Norte é deliciosamente dividida em duas partes, o uso de frutos-do-mar e do outro lado pratos compostos por alimentos da terra, tornando esse estado turístico tão relevante não somente por suas belas paisagens mas também por suas comidas.