+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Qual o clima do Rio Grande do Norte?

0

 O Rio Grande do Norte é um território que está numa das regiões mais quentes de nosso país. Ele é marcado por períodos de seca e períodos chuvosos, porém esse segundo período tem mais frequência na região litorânea do estado, principalmente na época do verão, tendo no inverno um clima bem seco. 

Na região do interior também tem ocorrência de chuva, mas não na mesma intensidade que no litoral. E é o clima dessa região que irá predominar na maior parte desse estado.

Como é o clima do Rio Grande do Norte?

O estado se encontra na região Nordeste de nosso país, a característica dessa área costuma ser em sua maior parte, marcada por temperaturas elevadas o que acarreta num clima mais quente e seco. Nesse estado as características do clima são duas: o clima tropical úmido e o clima semiárido. Mas como definimos estas duas tipologias climáticas no estado?

Como é o clima do Rio Grande do Norte?
Clima do RN. Fonte/Reprodução: Original.

Devido a sua localização: a maior parte do território é considerada com clima semiárido que são as regiões do Centro, do Sul e até o Litoral Norte do estado, a proximidade com a linha do Equador contribui para esse clima, e na costa Leste teremos o clima tropical úmido devido a proximidade com o mar e Sistemas de brisas e às ondas de Leste, que favorece as chuvas.

Clima tropical úmido: características

A temperatura neste clima é quente durante o ano todo, como se tivesse apenas o verão, além do clima estar sempre elevado, elevada também a umidade relativa do ar. Essa umidade se dá por ser uma região próxima a litorais, o que acarretará a incidência de chuvas no verão.

Clima semiárido: características

Já neste tipo climático teremos baixa umidade relativa do ar, com períodos grandes de estiagem, com verões bem quentes e invernos de temperatura amena: variando entre 28º a 35º, porém dificilmente alcança a mínima de 20°.

Chuvas no Rio Grande do Norte

As chuvas acontecem mais na região do litoral e o período mais chuvoso acontece  entre os meses de Março e Agosto com uma média variante 1000mm a 5000mm no decorrer do ano. No interior a ocorrência de chuvas costuma ser menor, a variação anual está entre 500mm a 800mm, que abrange os meses entre Fevereiro e Maio.

Clima predominante do Rio Grande do Norte

Embora encontremos numa região do estado, o clima tropical úmido, a predominância termina por ser do clima semiárido na maior parte do território e a época mais quente costuma ser de Outubro a Fevereiro, a mais amena de Junho a Agosto.

Clima predominante do Rio Grande do Norte
Clima semiárido chuvoso. Fonte/Reprodução: Original.

Mesmo apresentando esse clima, o Rio Grande do Norte é um estado que recebe turistas, por causa da região costeira, onde têm muitas praias com belezas únicas, devido ao lugar que estão. As dunas de areia presentes em algumas praias costumam ser parte dos passeios turísticos, nos pacotes de viagens.

O clima do Rio Grande do Norte é predominantemente Tropical, sendo tropical úmido no litoral e tropical semiárido no interior.  

Para quem deseja conhecer as praias do Rio Grande do Norte, a melhor época do ano costuma ser de Junho a Janeiro, o tempo é mais seco e para visitar o interior, o ideal é a época do inverno entre Junho a Agosto. No interior algumas das atrações são as salinas de Mossoró, Macau e o deserto de Alagamar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.