Qual o IDH do Rio Grande do Norte?

2 641

Você sabe o IDH do Rio Grande do Norte e como é feito esse cálculo? O Índice de Desenvolvimento Humano, também conhecida pela sigla IDH, é uma forma de medir o andamento das cidades, estados e do país como todo. É ele que saberá se o Rio Grande do Norte é um estado próspero ou não, ao usar como parâmetro alguns quesitos, como saúde, educação e renda de cada cidadão.

Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza esta unidade de medida para saber o desenvolvimento dos seus integrantes, além de saber se os países cumprem as metas acordadas em reuniões posteriores.

Além disso, identificar o IDH de um lugar é uma forma de saber quais são os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O do Brasil é 0,759, considerado alto, mas, será que o Rio Grande do Norte também tem este valor? Falaremos mais nesta postagem, acompanhe!

O que significa o IDH?

O IDH é uma sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, que é um resultado divulgado anualmente para saber como anda o desenvolvimento de uma região. A ONU criou uma escala de 0 a 1 para medir o IDH e quanto mais perto do 1, melhor.

Eles são medidos com base na educação (a partir do nível de conhecimento, a taxa de escolaridade), saúde (expectativa de vida ao nascer e a média de vida de um cidadão) e renda (medida através do PIB per capita).

Para que serve o IDH?

Posts Relacionados
1 De 114

O IDH serve para saber o desenvolvimento da humanidade de cada lugar do planeta, para que as ações de desenvolvimento estabelecidas pela ONU. O Brasil, por exemplo, está com o índice de 0,759, que é alto.

No entanto, está na 79ª posição no ranking mundial e encontra-se estagnado no tocante ao desenvolvimento humano. O que acomete este resultado é a falta de distribuição de renda.

Quais medidas compõem o IDH?

As medidas que compõe o IDH são o desenvolvimento educacional, de saúde e também por distribuição de renda, além de utilizar as características sociais de uma determinada localização.

Quais medidas compõem o IDH?
Quais medidas. Fonte/Reprodução: wikipedia.

Apesar de parecer uma pesquisa meticulosa, ele utiliza dados divulgados em órgãos oficiais, que no caso do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE).

Como é medido o IDH do Rio Grande do Norte?

O resultado do IDH de um lugar é medido a partir de uma média. Por exemplo, se em uma cidade com 200 pessoas e todos estudaram, em que 120 foram até o Ensino Fundamental, e 80 o Ensino Médio, a média de 80/120 é 0,6. Ou seja, o IDH da educação é de 0,6.

O IDH geral será medido com a média de cada uma dessas categorias mencionadas acima.

Para saber o IDH do Rio Grande do Norte, assim como de qualquer estado, precisa saber o índice de desenvolvimento de todos os municípios, para que depois possa fazer uma média e chegar ao seu resultado.

Além disso, também é feito o IDH do RN para a parte da educação, saúde e distribuição de renda. Depois, com o resultado em mãos, comparar em relação às outras Unidades Federativas e aos estados que compõe a Região Nordeste.

Qual é o IDH do Rio Grande do Norte?

O IDH do Rio Grande do Norte é 0,684, no qual os maiores são da cidade de Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó, que apresentam o índice em torno de 0,7. Entretanto, a maioria das cidades potiguares estão com IDH considerado médio.

Porém, existem 70 cidades potiguares com IDH considerado baixo, que significa que boa parte dos seus moradores estão na linha da pobreza. A cidade de João Dias, por exemplo, é considerada a mais pobre do estado.

Apesar destes resultados, o IDH do Rio Grande do Norte é considerado o maior do Nordeste.

Agora que você sabe sobre o IDH do RN, hora de mostrar essa curiosidade para outras pessoas que amam o estado potiguar.

Mostrar comentários (2)