+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Quando teremos a próxima FLIQ Natal 2022?

0

Quando se pensa em literatura e produção de quadrinhos na capital do Rio Grande do Norte, rapidamente vem em mente a sigla FliQ. O nome completo é Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que acontece na cidade desde 2011, inicialmente sendo um evento que acontecia em simultâneo com a Cientec da UFRN. 

Entretanto, à medida que foi avançando, o evento ficou independente e passou para vários lugares. Em 2022, vai acontecer de novo e vamos falar de todos os detalhes a seguir. 

O que é a FliQ Natal?

O FliQ Natal é uma sigla para Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, no qual reúne escritores e leitores para conversar sobre a importância da literatura no Brasil e também nas terras potiguares. A primeira edição aconteceu simultaneamente com a Cientec, que é a feira de ciência e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O que é a FliQ Natal?
Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, RN. Fonte/Reprodução: original.

Posteriormente, devido ao grande crescimento do evento, este passou a acontecer na Cidade da Criança, passou para a Arena das Dunas, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, nos últimos anos, aconteceu no Parque das Dunas, onde reuniu escritores nacionais e potiguares que vendiam as suas obras e era uma oportunidade incrível para fazer novas amizades.

A FliQ já atraiu mais de 20 mil pessoas durante 10 anos, incluindo escolas públicas e privadas, universidades e também a comunidade. Além disso, fornece palestras, debates, cordéis, sessões de autógrafo e entre outras atividades.

Entre os convidados que já participaram estão os escritores Gabriel Bá (de Umbrella Academy), Affonso Solano (do podcast ‘Matando Robôs Gigantes), Eduardo Spohr (‘A Batalha do Apocalipse’), Fábricio Carpinejar, Thelma Guedes (‘Cordel Encantado’) e entre outros. 

Como foi a 10° FliQ Natal?

A décima edição da feira foi no modelo híbrido, sendo que uma parte aconteceu de forma virtual e outra parte aconteceu presencialmente, no Parque das Dunas, onde os mais diferentes espaços contavam com uma apresentação. Diferente das edições anteriores, o foco teve os artistas do Rio Grande do Norte. 

Uma parte ficou destinada para venda de livros e quadrinhos com os mais diversos escritores e outra ficou destinada ao lançamento e à sessão de autógrafo. Já o anfiteatro, era destinado para as mais diversas apresentações culturais. 

Sem contar que o evento ajudou a valorizar os autores beneficiados pela Lei Aldir Blanc, da Fundação José Augusto (FJA), que angariou recursos para estimular a produção artística que se prejudicou por conta da pandemia do novo corona vírus. O projeto beneficiou revistas, livros, reportagens e entre outras formas de manifestação artística. 

Como foi a 10° FliQ Natal?
A 10° FliQ Natal. Fonte/Reprodução: original.

Mas também teve um espaço destinado para a cultura geek, como concurso de cosplay e também uma oficina para saber como desenvolver o enrendo por meio do Role-Playing Games, conhecida pela sigla RPG.

Programações da FliQ Natal 

A 11ª edição do FliQ Natal já está confirmada para acontecer entre os dias 31 de agosto a 04 de setembro e acontecerá novamente no Parque das Dunas, em Natal. E, o melhor, de formato presencial. 

Por enquanto, nenhuma atração ainda foi confirmada, mas garantiu que haveria concurso de cosplay, presente desde a primeira edição, como também a realização de palestras, apresentação de cordéis, debates e, principalmente, sessão de autógrafos.  

A Feira conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal. Além disso, recebeu recursos da Unimed Natal, Arena das Dunas, Café Santa Clara, e SESC-Fecomércio- SENAC.

Gosta de livros e quadrinhos? Compartilhe este texto para mais pessoas e os convidem para ir ao Parque das Dunas para visitar a mais nova edição do FliQ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.