Quem foi Januário Cicco?
Quem foi Januário Cicco? Sabemos até então que ele dá nome á maternidade mais conhecida de Natal, a Maternidade Januário Cicco, tão importante para a cidade que é um dos primeiros passos para estudantes de medicina e enfermagem da UFRN. Saiba aqui, quem foi e porque ele dá nome á essa maternidade.
Quem foi Januário Cicco?
Januário Cicco foi um médico muito famoso da cidade e muito importante no início do século XX. Januário Cicco é natural de São José do Mipibu, RN, do ano de 1881. Formado na Universidade Federal da Bahia, ele chega á Natal em 1906.
Até então, Natal só disponha de uma única unidade de saúde, o Hospital da Salgadeira, que abriu em 1855 e era ele lá que todos iam cuidar da saúde, porém, no ano de chegada de Januário Cicco, o hospital fechou por não ter condições de saúde para atender a população.
Januário Cicco então começou a procurar meios de atender a população, de uma forma mais acessível e higienizada. Então, vendo que ia ter apoio político nem financeiro de terceiros, ele mesmo abriu um escritório em casa e começou a atender a população.
Mas foi em 1909 que ele inaugurou o primeiro hospital popular, o Hospital de Caridade Juvino Barreto, que era em uma das casas do então governador Alberto Maranhão, que cedeu sua casa de veraneio. Além de tudo, o local da casa era ideal, ficava próximo ao mar e diziam que os ventos marinho eram ótimos para ajudar nos tratamentos.
Esse hospital, passou a ser chamado de Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em 1960 e ainda tem esse nome, Onofre Lopes que foi fundador da UFRN. Mas essa não foi a única obra que Januário Cicco fez, na verdade, ele foi o expoente máximo em medicina popular na cidade de Natal, veja abaixo as suas realizações.
Em 1927, foi criada a Sociedade de Assistência Hospitalar (SAH) para cuidar da administração do HUOL, que era do governo, passou a ser 100% civil, assim melhorando as questões burocráticas. Também em 1927 que Januário Cicco começou a batalha para abrir uma maternidade com a doação de um terreno, doação essa do prefeito Omar O´Grady.
Maternidade-escola Januário Cicco
Com o terreno em mãos, faltavam os fundos para a construção. Tudo ia indo bem com a angariação de fundos através de festas e leilões, porém em 1937, Januário perdeu a filha e a esposa, o que o deixou bem aturdido e o fez afundar no trabalho, deixando qualquer vida social para trás.
Foi então que em 1942, com a Segunda Gerra Mundial, Natal serviu de ponto estratégico e muitos americanos vieram para cá, precisavam de um hospital para usarem a maternidade, que estava dando seus primeiros passos.
Então Isso ajudou bastante e em 1950, a Maternidade de Natal é finalmente inaugurada, e às 9 da manhã do dia 15 de fevereiro daquele ano, nascia a primeira criança, uma menina de nome Yvette, uma homenagem á filha que Januário Cicco teve. O próprio Januário Cicco deixou bem claro uma coisa:
Não construí a maternidade para abrigar soldados e sim para mulheres pobres darem à luz em paz.
A Maternidade de Natal inaugurou com 64 quartos e um número duas vezes maior de leitos. Cada quarto tinha o nome de uma flor, um rapaz chamado Gustavo Sobral, disse:
“De maneira que cada criança que nascia para a vida chegava à vida embalada por um quarto como se um brotasse em um jardim. E assim a Maternidade Januário Cicco se inscreve como a única maternidade sabida em que os leitos não são números, são flores”.
Mas foi em 1961 que a maternidade ganhou seu nome de Maternidade-escola Januário Cicco, onde os aluns da recém-fundada UFRN pudessem aprender sobre obstetrícia e ginecologia. Hoje, a maternidade é um marco na saúde da cidade, se tornando uma das melhores em atendimentos e em consultas através do SUS.
Mais um ponto positivo da maternidade é que ela tem a Certificação da Qualidade de Banco de Leite Humano recebida pelo Banco de Leite Humano da Maternidade, certificado entregue pela sexta vez consecutiva à maternidade pela Associação Brasileira de Profissionais de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno (ABPBLH-AM).
Quais outras obras importantes ele fez
Além da primeira casa de saúde que prestasse e a maternidade, Januário Cicco também foi responsável por:
- Primeiro serviço de pronto socorro de Natal;
- Idealizador do primeiro banco de sangue de Natal;
- Criador da Escola de Auxiliares de Enfermagem;
- Fundador do Centro de Estudos da Sociedade de Assistência Hospitalar.
Além de tudo que foi feito após sua morte para honrar sua memória e seus serviços.
Quantos e quais foram os livros mais importantes que ele escreveu?
Januário Cicco escreveu várias obras, entre as mais importantes estão:
- “O Destino dos Cadáveres” (1906);
- “Como se Higienizaria Natal” (1920);
- “Memórias de um Médico de Província” (1928);
- “Eutanásia” (1932).
Obras essas que são de extrema importância no meio médico até hoje.
Temos certeza que após esse texto, você olhará para a Maternidade Escola Januário Cicco com olhos e respeito por aquele que, na humilde opinião desse que vos escreve, é o maior expoente da história da saúde potiguar.