Walfredo Gurgel dá nome á um dos principais hospitais da nossa cidade, mas você sabe quem foi ele? Nesse artigo, vamos conhecer mais sobre o Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel.
Onde nasceu Walfredo Gurgel?
Walfredo Gurgel nasceu em Caicó, em 2 de dezembro de 1908. De início, seu nome era Armando, mas o padre que o batizou, pediu para que mudasse para Walfredo devido a um amigo do padre e presidente do Estado da Paraíba naquele ano.
Filho do professor Pedro Gurgel do Amaral e Oliveira e de Joaquina Dantas Gurgel, carinhosamente chamada de Quininha, e tão importante para Caicó que dá nome á maternidade da cidade. Nasceu ainda na casa onde cresceu, já que não tinha nenhuma maternidade na região.
Walfredo Gurgel tinha 4 irmãos: Zózimo, Clotário, Maria Zenóbia e Polísia. Sendo que Clotário morreu ainda menino com 7 anos. Todos eles tiveram alguma participação na história de Caicó, mas Walfredo, o mais novo, queria ser padre desde pequeno.
Contudo, seu pai faleceu cedo: em 31 de março de 1918, a cidade de Caicó perdeu o querido professor Pedro Gurgel do Amaral, um exemplo de pai e de ser humano. Dona Quininha tinha ficado viúva cedo e teria de alimentar 4 crianças, sem condições de mandar o filho mais novo para se tornar padre, ela tinha de fazer muitos serviços para sustentar a família, uma das maiores parteiras de Caicó.
Ascensão de Walfredo á Padre
Apesar de a mãe não ter dinheiro, Walfredo Gurgel pediu pessoalmente para o Bispo Diocesano que o colocasse para estudar para ser padre, então Dom José Pereira Alves, Bispo de Natal, em 1920, o mandou para Seminário de Natal no dia 1 de fevereiro de 1921.
Walfredo Gurgel foi considerado o melhor estudante, então foi encaminhado para estudar no “Colégio Pio Americano”, em Roma, onde se formou em Filosofia e Teologia. Em uma foto que tinha da família, escrevera no verso:
“Estuda, Gurgel! Vieste para Roma estudar e não contemplar as ruínas desta velha cidade dos Césares. Estuda com coragem para que melhor sirvas à tua religião e à tua Pátria. Não perder tempo, pois o tempo é ouro. Lembra dos sacrifícios da tua Diocese e tua mãe. Estuda! Estuda!”
Em Roma, foi matriculado na “Pontifícia Universidade Gregoriana“, onde a língua oficial e as aulas eram ministradas em latim e onde convivia com latino-americanos, como italianos, franceses, ingleses, alemães e espanhóis, conhecendo e falando bem o italiano, o francês e o espanhol.
Formado e doutorado em Filosofia e Teologia, saiu de Roma em 1932, chegando em Recife no dia 12 de agosto de 1932. No dia 14 de agosto de 1932, o Padre Walfredo Dantas Gurgel chegou a Caicó, já que seu desejo era estar de volta a Caicó no dia 16 de agosto, dia do aniversário de Mãe Quininha. Chegou antes e fez a alegria da mãe.
Caminhada política de Walfredo Gurgel
Sempre filiado ao PSD foi eleito deputado federal em 1945 e segundo suplente de deputado federal em 1950, chegando a exercer o mandato mediante convocação. Em 1960 foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa de Aluízio Alves, cargo ao qual renunciou após ser eleito senador em 1962.
Em 1965, venceu a disputa pelo governo potiguar, última disputa pelo voto direto até 1982.
Morte de Walfredo Gurgel
No ano passado, 2021, fez 50 anos do falecimento do ex-governador Walfredo Gurgel, vítima de um câncer aos 62 anos, no dia 04 de novembro de 1971. Seus restos mortais repousam na Catedral de Sant’Ana de Caicó.
Walfredo Gurgel foi um grande homem, dá nome ao hospital público principal do Estado: o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Sua memória é relembrada sempre que o hospital entra em debate, um grande potiguar que fez muito por sua cidade Caicó e por Natal.