RN: Escolas públicas deixam para trás a era da tecnologia!
À medida que a tecnologia avança a passos largos, as escolas públicas brasileiras estão se tornando verdadeiras protagonistas do desenvolvimento educacional. Estão superando as limitações impostas pela era da tecnologia e usando seus recursos para avançar. Neste artigo, descubra como esses esforços estão desafiando a tradicional educação brasileira.
Acesso à Tecnologia na Educação: Dados e Investimentos
Características | Dados | Fontes |
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Acesso à tecnologia | 1.925 escolas sem laboratório de informática e 39 sem sinal de internet | Agência Nacional de Telecomunicações |
Investimentos | R$18 milhões | Secretaria Estadual da Educação (SEEC) |
Inclusão na grade curricular | Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo ministro da Educação | Lei 9.394/1996 |
Escolas Públicas Precisam de Mais Tecnologia
Nos tempos modernos, onde a tecnologia está cada vez mais presente, é difícil para os estudantes de escolas públicas terem acesso ao conhecimento sobre ela. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na Política Nacional de Educação Digital a inclusão de disciplinas do gênero na grade curricular, pois primeiro é preciso aprovação pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação.
No Rio Grande do Norte, dados da Agência Nacional de Telecomunicações mostram que das 2.794 escolas, há 1.925 sem laboratório de informática e 39 escolas sem sinal de internet.
A Secretaria Estadual da Educação toma medidas
A Secretaria Estadual da Educação (SEEC) informou que está trabalhando para ampliar os espaços de informática em suas unidades de ensino. Serão investidos R$18 milhões para a compra de equipamentos e alinhamento das ações. O objetivo é incluir os alunos na era digital e prepará-los para as inovações tecnológicas.
O professor Dennys Leite Maia, da área de Tecnologia Educacional vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), acredita que não é necessário que todos aprendam a programar ou desenvolver software, mas sim desenvolver habilidades informacionais e competências relacionadas ao mundo digital.
Política Nacional de Educação Digital
O presidente Lula sancionou recentemente a Lei 14.533/2023 que cria a Política Nacional de Educação Digital, porém foi publicada com vetos – um desses foi a inclusão da educação digital na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e médio.
Embora seja possível criar esses componentes nos estados, municípios e escolas para atender às diversidades regionais e interesses, ao nível nacional tem que haver sempre o debate.
FAQ
Qual o objetivo da SEEC?
A Secretaria Estadual da Educação (SEEC) pretende investir R$18 milhões para ampliar os espaços de informática nas unidades de ensino do Rio Grande do Norte e assim incluir os alunos na era digital.
Quais as disciplinas relacionadas à tecnologia oferecidas pelas escolas?
As Escolas Sesi já oferecem disciplinas desde 2015 com infraestrutura de alto nível para o desenvolvimento dos estudantes, como robótica.
O que é necessário para incluir educação digital na grade curricular?
De acordo com a Lei 9.394/1996, é necessário que essa inclusão seja aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo ministro da Educação.