RN: Escolas públicas deixam para trás a era da tecnologia!

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À medida que a tecnologia avança a passos largos, as escolas públicas brasileiras estão se tornando verdadeiras protagonistas do desenvolvimento educacional. Estão superando as limitações impostas pela era da tecnologia e usando seus recursos para avançar. Neste artigo, descubra como esses esforços estão desafiando a tradicional educação brasileira.

Acesso à Tecnologia na Educação: Dados e Investimentos

CaracterísticasDadosFontes
Acesso à tecnologia1.925 escolas sem laboratório de informática e 39 sem sinal de internetAgência Nacional de Telecomunicações
InvestimentosR$18 milhõesSecretaria Estadual da Educação (SEEC)
Inclusão na grade curricularAprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo ministro da EducaçãoLei 9.394/1996

Escolas Públicas Precisam de Mais Tecnologia

Nos tempos modernos, onde a tecnologia está cada vez mais presente, é difícil para os estudantes de escolas públicas terem acesso ao conhecimento sobre ela. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na Política Nacional de Educação Digital a inclusão de disciplinas do gênero na grade curricular, pois primeiro é preciso aprovação pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação.

Escolas Públicas Precisam de Mais Tecnologia
Computadores na escola. Fonte/Reprodução: original.

No Rio Grande do Norte, dados da Agência Nacional de Telecomunicações mostram que das 2.794 escolas, há 1.925 sem laboratório de informática e 39 escolas sem sinal de internet.

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A Secretaria Estadual da Educação toma medidas

A Secretaria Estadual da Educação (SEEC) informou que está trabalhando para ampliar os espaços de informática em suas unidades de ensino. Serão investidos R$18 milhões para a compra de equipamentos e alinhamento das ações. O objetivo é incluir os alunos na era digital e prepará-los para as inovações tecnológicas.

O professor Dennys Leite Maia, da área de Tecnologia Educacional vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), acredita que não é necessário que todos aprendam a programar ou desenvolver software, mas sim desenvolver habilidades informacionais e competências relacionadas ao mundo digital.

Política Nacional de Educação Digital

O presidente Lula sancionou recentemente a Lei 14.533/2023 que cria a Política Nacional de Educação Digital, porém foi publicada com vetos – um desses foi a inclusão da educação digital na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e médio.

Embora seja possível criar esses componentes nos estados, municípios e escolas para atender às diversidades regionais e interesses, ao nível nacional tem que haver sempre o debate.

FAQ

Qual o objetivo da SEEC?

A Secretaria Estadual da Educação (SEEC) pretende investir R$18 milhões para ampliar os espaços de informática nas unidades de ensino do Rio Grande do Norte e assim incluir os alunos na era digital.

Quais as disciplinas relacionadas à tecnologia oferecidas pelas escolas?

As Escolas Sesi já oferecem disciplinas desde 2015 com infraestrutura de alto nível para o desenvolvimento dos estudantes, como robótica.

O que é necessário para incluir educação digital na grade curricular?

De acordo com a Lei 9.394/1996, é necessário que essa inclusão seja aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo ministro da Educação.

 

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