Salve Vidas: Doação de Órgãos é a Solução!
Doar órgãos pode parecer uma missão assustadora, mas a verdade é que é algo que pode salvar vidas. Ao se tornar um doador de órgãos, você tem a chance de transformar a vida de outras pessoas. Com esta iniciativa maravilhosa, você pode fazer a diferença e mudar o destino das pessoas que estão à sua volta.
Descubra como sua doação de órgãos pode salvar vidas e como isso pode transformar a vida de outras pessoas.
Doação de Órgãos no RN
No Rio Grande do Norte, mais de 800 pessoas aguardam na fila para o transplante de algum órgão. A Central Estadual de Transplantes do RN realiza a captação dos órgãos nos hospitais regionais: Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, além de outras unidades nos arredores.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública destaca que para ser doador de órgãos é necessário expressar em vida aos familiares o desejo de ser um doador, não sendo necessário nenhum documento oficial. Em 2022 foram realizados diversos transplantes, como 133 transplantes de córneas, 160 de medula óssea, 2 de coração e 36 doações de múltiplos órgãos.
Como Funciona a Doação?
O processo da doação/transplante inicia com o diagnóstico médico de morte encefálica, quando a equipe especializada do hospital procura e conversa com a família sobre a possibilidade da doação de órgãos. Após 6 horas desse diagnóstico, outro médico avalia o paciente para confirmar a inexistência de atividade cerebral. Então é feita uma entrevista com a família para verificar se é possível fazer a doação.
Logo após essas etapas, uma equipe captadora é encarregada de realizar a captação dos órgãos. Após isso, os órgãos são encaminhados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), onde são inseridos numa lista e no ranking para saber quem receberá os órgãos doados.
Quem pode ser doador?
Qualquer pessoa pode ser um potencial doador desde que tenha comunicado esse desejo à sua família.
Quais órgãos podem ser transplantados?
Os transplantes permitidos no Rio Grande do Norte são para córneas, rins, medula óssea e coração.