Santa Cruz Rio Grande do Norte

1 279

Você conhece a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte?  Embora não fica em uma região praiana Esta é uma das cidades mais conhecidas e mais visitadas do Estado Potiguar.

Distante cerca de 114 Km da Capital do Rio Grande do Norte  Natal RN,  a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte  abriga a estátua gigante de Santa Rita de Cássia um dos pontos turísticos mais visitados do Estado Potiguar.

 E também  há outras belezas e história para se conhecer por aqui!   Curioso para saber mais? Confira a seguir!

Santa Cruz Rio Grande do Norte

A cidade Santa Cruz Rio Grande do Norte é um polo de turismo religioso que recebe mais de 70 mil pessoas em alguns eventos que realiza,  todas movidas pela fé e pela devoção à Santa Rita de Cássia. 

Vista para a cidade de Santa Cruz.

Os habitantes se chamam santa-cruzenses. O município se estende por 624,4 km² e contava com 35 797 habitantes no último censo.  Por aqui também tem lindas paisagens típicas no interior do Rio Grande do Norte.

Posts Relacionados
1 De 146

Vamos conhecer melhor  esse lindo do município Potiguar. Acompanhe.

Santa Cruz Rio Grande do Norte –  um pouco de história

A cidade de Santa Cruz era originalmente  povoada por índios da tribo Tapuia,  que ocuparam a região até que o homem branco chegasse para povoar a localidade.

Foi somente no século XIX mais especificamente no ano de 1831 que Lourenço da Rocha, acompanhado de João da Rocha (irmão) e João Rodrigues da Silva (amigo e proprietário da Fazenda Cachoeira), chegaram à região para dar início ao povoamento do local.

Inicialmente baseada em uma economia agropastoril a cidade passou por muitas dificuldades em seu início devido a carência de fontes de água. 

No início do seu povoamento a primeira Providência tomada por aqueles que ocuparam o seu território tomando-o  das tribos indígenas locais foi mandar construir uma capela a Santa Rita de Cássia e foi ao redor dela que as primeiras residências das cidades começaram a  surgir.

Uma lenda local conta que haviam  árvores denominadas de inharés, árvore considerada “sagrada” pela população local, e segundo a tradição cortar essas árvores ou até mesmo os seus Galhos atrair um males como fome e seca.

Conta-se que um missionário Cristão ao saber da venda local e da importância da árvore para a população de Santa Rita foi até a cidade e mandou-o construir uma cruz feita com a madeira dessa árvore.

Posteriormente ele fez um buraco em frente à Capela de Santa Rita de Cássia Onde mandou que todos os moradores locais depositar sem as suas armas,  quando o buraco foi coberto de terra a cruz foi fixada sobre ele.

Conta-se que a partir de então a cidade de Santa Rita tornou-se um local Pacífico e muito abençoado, que os problemas relacionados à falta de água foram solucionados com a descoberta de fontes de água locais e até mesmo os animais nativos da região tem um se tornando menos agressivos.

Verdade ou mentira? Não há comprovação se essa história realmente aconteceu, seja como for a existência desta venda local a testa a fé e a religiosidade do povo que habita a cidade de Santa Cruz.

 Em resumo:

  1. o município de Santa Cruz é uma cidade do interior do Rio Grande do Norte cuja economia sobrevive do Turismo religioso principalmente;
  2. é uma cidade que foi criada no século XIX  enfrentou dificuldades relacionadas a fome e a seca em seu início;
  3. atualmente é um dos principais povos de turismo religioso do Estado Potiguar.

Santa Cruz Rio Grande do Norte –  uma cidade de muita fé

A Capela de Santa Rita de Cássia foi erguida no ano de 1835. Na ocasião uma imagem da santa foi doada para Capela pela Fazenda Cachoeira  e o pequeno centro religioso se tornou a principal força motriz de desenvolvimento da cidade.

O crescimento foi tanto que ainda no mesmo ano lei provincial nº 24, datada de 27 de março, eleva o povoado à condição de distrito, com a denominação “Santa Cruz da Ribeira do Trairi”. 

Contudo foi somente no ano de 1876 e a cidade de Santa Cruz Rio Grande do Norte foi finalmente elevada à categoria de Vila. Mas, ainda não era um município totalmente independente.

A partir de então começou uma luta mais diferente a pela Total emancipação da cidade.  contando principalmente com as figuras do padre Antônio Rafael Gomes de Melo, o tenente coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e os fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros. 

Foi somente em 30 de novembro de 1914, a lei estadual 372,  que a vila é elevada à condição de cidade.

Ou seja:

  •  o fator religioso Foi motivo de crescimento da cidade de Santa Cruz desde o seu início;
  •  contudo,  a cidade enfrentou um processo difícil na luta pela sua emancipação.

 Santa em Santa Cruz Rio Grande –  a estátua de Santa Rita de Cássia  

A estátua de Santa Rita de Cássia foi inaugurada no ano de 2010 e é a maior estátua Católica do mundo.

Construção da estátua de Santa Rita de Cássia.

Seu tamanho tão surpreendente que ela desbancou até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro e a conhecida estátua não religiosa localizada em Nova York,  a Estátua da Liberdade.

A estátua de Santa Rita de Cássia levou três anos para ser construída e sua obra custou 6 milhões de reais.

 E não é pouco estou tudo isso pois o seu tamanho envergadura impressiona,  ela tem 56 m de altura total, tem quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor, que tem 38 metros,  e também é 10 m mais volta que a Estátua da Liberdade que tem 46 m de altura.

A estátua que está localizada no santuário Santa Rita de Cássia um polo de peregrinação religiosa visitado por milhares de pessoas do Brasil inteiro.

Como  chegar a Santa Cruz  Rio Grande do Norte

Se você quer conhecer este município e visitar a bela estátua de Santa Rita de Cássia não tem nenhum mistério.

A cidade fica a cerca de 115 Km da capital Natal  RN e o trajeto para chegar até ela leva em torno de duas horas de viagem a quais são empreendidas pela BR 226. 

Uma vez que você chega na cidade de Santa Cruz  não terá nenhuma dificuldade em localizar Santuário de Santa Rita de Cássia, Pois é um polo de turístico muito conhecido e qualquer pessoa saberá me informar.

E pode ficar tranquilo que o complexo de Santa Rita de Cássia é bem guarnecido com toda a infraestrutura turística necessária contando com:

  • capela;
  • sala de promessas;
  • sala do Santíssimo;
  •  praça do romeiro;
  • auditório;
  •  restaurante, lanchonete, lojinhas;
  • mirante, banheiros e estacionamento.

Santa Cruz Rio Grande do Norte

O Santuário de Santa Rita de Cássia fica em local elevado sendo necessário percorrer uma subida significativa para chegar até ele.

A prefeitura já deu início à construção da obra de um teleférico que vai ligar o Santuário de Santa Rita a cidade de Santa Cruz,  facilitando assim a vida dos peregrinos religiosos que visitam a cidade.

Seja como for,  a estátua de Santa Rita de Cássia é a maior estátua religiosa do mundo e fica  aqui no Rio Grande do Norte!

Curtiu?  Logo tem mais!

Até a próxima !

Mostrar comentários (1)