São Vicente – RN

0 545

São Vicente é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 sua população estimada é de 6.424 habitantes.

São Vicente – RN

Seu território é de 197.817 quilômetros quadrados. A principal via de acesso é a BR-226.

História de São Vicente – RN

O município de São Vicente apareceu nas margens do rio, no Riacho da Luíza, e comemora um antigo índio cariri que viveu na região antes de 1726. Por ser uma área agrícola tradicional, em determinado momento histórico, os indígenas usavam a área em grandes plantações de milho, por isso deveria ser digna do nome Milharada dos Gentios. Em 9 de janeiro de 1719, a área foi dividida em Sesmalia e de propriedade de Gervásio Pereira de Morais, incluindo Riacho das Milharadas dos Gentios e Riacho de Olho D’Água das Pedras, Serra do Quinqüê e outros nomes de lugares.

Em 1787, a área era de propriedade de Domingos Alves dos Santos. No entanto, o marco da cidade é atribuído a Joaquim Adelino de Medeiros, conhecido como Capitão Cocó, e casado com Vicência Maria da Conceição. A fazenda Luíza liderada pelo capitão mencionado acima possui uma grande e robusta árvore quixabeira (listada pelas forças da natureza em 1958), sob a qual turistas, comerciantes e moradores se reúnem para abrir um pequeno mercado. Começou então a construir casas para facilitar a vida das pessoas com negócios entre Florânia e Currais Novos.

Em 1898, uma pequena igreja foi construída sob o Mutirão para comemorar São Vicente Férrer. Em 31 de outubro de 1938, a vila em torno da quixabeira era legalmente considerada uma região da cidade de Florania, chamada São Vicente. No entanto, em 1943, o nome do distrito foi alterado para Luíza e retornou a São Vicente cinco anos depois, e tornou-se município do Rio Grande do Norte (nº 1030) em 11 de dezembro de 1953. Lei Estadual, nº 11 de dezembro de 1953).

Posts Relacionados
1 De 212

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe um comentário