Será Que Vale A Pena Aderir Ao Saque-Aniversário Do FGTS Em 2022?

0 216

Os vales de aniversário estão em vigor desde 2019, e agora os funcionários regulares podem receber o valor do FGTS sem esperar pela aposentadoria ou eventual demissão.

Para quem optar pelo voucher, uma parcela do FGTS poderá ser sacada anualmente no mês de aniversário do trabalhador.

No entanto, quem optar por essa opção perderá o direito de sacar o saldo do FGTS em caso de demissão injustificada, mas continuará recebendo multa rescisória de 40%, licença proporcional etc.

Os saques aniversário estão disponíveis para todo trabalhador com saldo de FGTS e para aposentados com esse recurso.

No app do FGTS há opções para consultas de saldo e saques de aniversário. Os trabalhadores que optaram pelo opt-out e desejam retornar ao seu método de opt-out após a rescisão, basta fazer a seleção pelo aplicativo e aguardar o tempo necessário para que as alterações sejam feitas.

Como aderir ao saque-aniversário?

Quem desejar optar pelos saques de aniversário deve se inscrever por meio do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. Clique em “Meu FGTS” e acesse a aba “Saque-Animersário”.

Posts Relacionados
1 De 45

O valor liberado a cada ano para quem migra para saques de aniversário depende do saldo total de suas contas no Fundo de Garantia (para quem tem várias contas). Existem sete níveis salariais. Para os trabalhadores com saldo superior a 500 reais, além de um determinado percentual do fundo, é exigida uma parcela adicional fixa em reais, conforme tabela abaixo.

Vale a pena optar pelo vale-aniversário?

É necessário avaliar cuidadosamente se essa opção realmente vale a pena. O ideal, dizem os especialistas, é economizar para o desemprego e a aposentadoria.

Além disso, é importante ressaltar que se um trabalhador for demitido, ele não terá o direito de sacar fundos.

Por outro lado, o que torna esse modelo valioso é investir em algo mais lucrativo do que um fundo. O trabalhador precisa ter confiança de que pode fazer o valor ganhar mais do que mantê-lo no FGTS.

Por isso, é preciso ter cuidado ao decidir sobre os saques de aniversário para não arriscar ficar sem valor quando necessário.

Deixe um comentário