Tangará – RN
Localizado na cidade de Tangará, no Rio Grande do Norte (Brasil), a 82 km de Natal, capital do estado.
Segundo o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000, sua população é de 12.705 habitantes. O território cobre uma área de 357 quilômetros quadrados.
História de Tangará
No início do século XX, no entroncamento da rodovia que liga a capital do Rio Grande do Norte e a cidade de Santa Cruz e São José do Campestre; uma cidade perto de Santa Cruz A cidade chamada “Estação de Riacho” foi aberta.
Até então, havia peles de carneiro escassas e rústicas, e poucas famílias ganham a vida com essa fraca atividade de pastagem e com o cultivo típico de algodão na área.
Em 1914, o governo do estado melhorou o caminho para Santa Cruz, o que possibilitou explorar pequenas empresas no entroncamento das estradas, atraindo novos moradores e promovendo o desenvolvimento da vila. A construção da estrada em 1917 promoveu o crescimento da produção de algodão, o que contribuiria para o desenvolvimento da vila e da região.
Nas décadas seguintes, alguns moradores, como Antônio Lula, João Ataíde de Melo, Sebastião Barreto, etc. As pessoas se mudaram para a vila: criaram a história social e política da região e contribuíram para as iniciativas iniciais na produção de alimentos semi-industriais, como padarias e laticínios. No entanto, somente com o estabelecimento de duas instalações privadas de descaroçamento e processamento de algodão em meados do século XX, é possível alcançar maior desenvolvimento econômico e social.
Na época, por iniciativa do major Teodorico Bezerra, um importante líder agrícola e político influente da região, o nome da vila foi alterado para Tangará, que é o nome de um pássaro que geralmente salta, motivo pelo qual é chamado de pássaro pulador.
Em 26 de novembro de 1953, até 931, a vila foi transformada em distrito, dando relativa autonomia política. Somente em 31 de dezembro de 1958, até 2336 dC, Tangará foi dissolvida de Santa Cruz e atualizada para o Rio Grande do Norte (Brasil) Município, e o primeiro município foi estabelecido em 28 de janeiro de 1959.
Gostou da nossa matéria sobre Tangará?
Compartilhe!