Todos Do Auxílio Brasil Recebem O Auxílio Gás? Entenda
A assistência de gás natural do governo federal é projetada para ajudar famílias pobres ou extremamente pobres a comprar gás. Surgiu para conter o impacto da pandemia e devido ao aumento da expressividade dos itens básicos.
É apenas complementar pois o valor da receita é de 50% do valor do cilindro de 13kg.
As famílias que estudam no Kadunico com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo têm direito ao benefício.
Muitas famílias com as características acima também receberam o Auxílio Brasil, um plano para substituir o Bolsa Família. É importante observar, porém, que receber os benefícios do Auxílio Brasil não garante o vale-gás.
Como o tempo é o mesmo, os programas parecem estar inter-relacionados, confundindo os cidadãos.
No entanto, esses dois benefícios podem ser obtidos separadamente. Um beneficiário que recebe o Auxílio Brasil pode não receber o Auxílio Gás e vice-versa.
Além disso, existem diferenças na frequência de pagamento entre os dois programas. Os beneficiários do Auxílio Brasil o recebem mensalmente, enquanto os beneficiários do Auxílio Gás o recebem a cada dois meses.
Decreto limitador
O fato de nem todos os beneficiários do Auxílio Brasil receberem o Auxílio Gás também se deve ao estatuto restritivo dos beneficiários.
No total, cerca de 30 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico são elegíveis ao Auxílio Gás. No entanto, a maioria dessas pessoas não consegue depositar o valor em suas contas. Isso porque, segundo o governo, não há orçamento suficiente para atender a essa demanda.
Portanto, foi promulgado um decreto para limitar o número de beneficiários de cupons de gasolina. Hoje, 5,4 milhões de cidadãos usufruem desse benefício.
Um estudo recente da PEC do Senado sugeriu expandir os benefícios para acomodar mais famílias.