Trabalho Remoto Abre Novos Horizontes para o Trabalhador Brasileiro
O Trabalho Remoto possibilita trabalharmos para uma empresa sem estar fisicamente nela, dessa forma, muitos brasileiros conseguem trabalhar em empresas fora do Brasil mesmo morando aqui ainda. Saiba nesse artigo tudo sobre esse fato do mundo moderno.
Novos Horizontes para o Trabalhador Remoto
Você já imaginou trabalhar para empresas estrangeiras sem sair do Brasil? Pois é, isso é possível! Segundo uma pesquisa exclusiva da Husky, plataforma que facilita o recebimento de transferências internacionais, o número de profissionais brasileiros que trabalham para o exterior aumentou exponencialmente: 491% entre 2020 e 2022.
A área de tecnologia da informação é a mais procurada pelas empresas estrangeiras, mas profissionais de outras áreas também são requisitados para esse modelo.
O Trabalho Remoto: O Que é e Por quê?
O trabalho remoto se tornou cada vez mais popular, permitindo que os profissionais brasileiros trabalhem para empresas estrangeiras. Algumas empresas dispõem alternativas no momento da admissão, como a startup brasileira Mesa.
No contrato da empresa, o profissional pode escolher se prefere remoto, híbrido ou presencial. Segundo Maurício Carvalho, CTO da Husky, a flexibilidade desse modelo também é um motivador na permanência do trabalho remoto após a pandemia.
Qual é a melhor forma de contratação para esse tipo de serviço?
Os desenvolvedores de software são os mais requisitados dentro da área de tecnologia da informação. Johnathan Alves e Caroline Florian são dois exemplos de profissionais que seguem a mesma modalidade trabalhista: pessoa jurídica (PJ). Neste caso, eles não possuem os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como 13º salário, rescisão e outras regras da norma brasileira.
Por isso, os advogados sugerem que o profissional escolha a lei mais benéfica para ele antes de assinar um contrato. Além disso, ela defende maior transparência nas contratações.