Veja quais são os principais partidos de esquerda no Brasil

0 809

Conhecer quais são os partidos de esquerda no Brasil, é algo extremamente importante, principalmente durante os anos de eleição que exigem mais dos cidadãos para conhecer melhor a história de cada ideologia e o que visam, seus planos, e qual, de fato, poderá favorecer o cidadão que é deixado de lado por ser pobre e não possuir tanto conhecimento. A esquerda favorece igualmente a todos, porém se direciona especialmente ao lado mais fraco para ajudá-los.

O que são os partidos de esquerda?

Na política, a esquerda significa a luta de direitos iguais para a sociedade, a qual envolve toda uma preocupação com relação aos cidadãos que possuem grande desvantagem em comparação aos outros. A busca da esquerda é por acabar com a desigualdade, e fazer com que toda a população seja igual: tenha o mesmo direito, não sofra perseguições e tenha uma qualidade de vida melhor. 

O que são os partidos de esquerda
Fonte/Reprodução: original

Durante a Revolução Francesa que ocorreu entre os anos de 1789 a 1799, estes termos foram criados (esquerda e direita), para se referir especificamente aos lugares nos quais os políticos deveriam se sentar no parlamento. Neste caso, aqueles que estivessem sentados nas cadeiras à direita do presidente do parlamento, seriam favoráveis sobre o Ancien Regime. 

A esquerda somente se tornou mais popular a partir do momento em que houve a restauração da monarquia francesa no ano de 1815, e teve sua aplicação aos Independentes. Tempos depois, este termo começou a ser inserido em muitos movimentos sociais, como por exemplo, o socialismo, comunismo e anarquismo. Nos tempos atuais, a esquerda é utilizada em mais movimentos, como os de direitos civis, antiguerra e ambientalistas.

Quando surgiu e qual foi o primeiro partido de esquerda no Brasil?

Posts Relacionados
1 De 116

Antes de saber quais são os partidos de esquerda no Brasil, é importante saber que o primeiro partido se chamava Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PC-SBIC), o qual era popularmente conhecido como Partido Comunista do Brasil, e tempos depois se tornou Partido Comunista Brasileiro (PCB). 

Este partido teve sua fundação no dia 25 de março de 1922, e publicado no Diário Oficial da União no dia 4 de abril de mesmo ano. O símbolo deste partido era uma foice e martelo cruzados, nas colorações amarelo e com um forte fundo avermelhado, que representa especificamente a união dos trabalhadores rurais e da cidade.

A principal ideologia adotada por este partido era o de marxismo-leninismo, com forte expressão no país e grande inserção no sindicalismo. O PCB era sempre chamado de Partidão, além de ter sido o primeiro a se assumir, de fato, como partido de esquerda. Por conta disso, o colocaram como ilegal até serem legalizados em definitivo. 

Quais são os partidos de esquerda no Brasil?

Possivelmente o principal partido político de esquerda é o Partido dos Trabalhadores (PT), que conta com filiados que visam defender a política de centro-esquerda e esquerda. Sua criação ocorreu nos anos 80, o qual era o primeiro partido de esquerda a comandar, de fato, o Executivo do Brasil, que ocorreu quando Luís Inácio Lula da Silva se tornou presidente no ano de 2003.

Sem contar com o ex-presidente Lula, o PT possui seus principais filiados que seriam a ex-presidente e ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Fernando Haddad (ex-prefeito da cidade de São Paulo), e Eduardo Suplicy (vereador de SP).

PSOL

A sigla significa basicamente Partido Socialismo e Liberdade, que em comparação com os demais é o mais novo porque sua criação ocorreu no ano de 2004, porém incomoda em demasia diversos partidos “tradicionalistas”, pois adotam uma postura que visa conversar sempre com as minorias e os mais jovens, com suas principais ideologias referentes à extrema-esquerda e esquerda.

Os principais filiados deste partido estão Heloísa Helena a presidente do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio (ex-deputado), Luciana Genro (ex-deputada), Marcelo Freixo (deputado do RJ), e Guilherme Boulos que surgiu em 2018 quando ocorria a disputa para presidência. Ele é ativista, político, além de ser formado em filosofia e ser professor.

PSB

Saber quais são os partidos de esquerda no Brasil, é algo de extrema importância no momento de escolher um partido para votar. O Partido Socialista Brasileiro, se associa especificamente a centro-esquerda, que visa especialmente defender a ideologia social-democrática. Este grupo teve sua criação no ano de 1947 para ter total representatividade na câmara dos deputados.

O principal e mais famoso nome era o de Eduardo Campos, que veio a falecer por conta de um acidente aéreo ocorrido em 2014, quando concorria para a presidência. 

PDT

O Partido Democrático Trabalhista é do grupo de esquerda, diferente de seus colegas partidários. Saber quais são os partidos de esquerda no Brasil, é conhecer que o PDT teve sua fundação no ano de 1979, e visa defender especialmente as principais ideologias sociais-democratas, além dos direitos trabalhistas. 

O filiado mais conhecido no Brasil e que representa muito bem o seu partido, principalmente no Nordeste, é Ciro Gomes, que é o atual vice-presidente deste partido, além de ter sido ex-ministro da fazenda e ex-governador de Ceará.

Conhecer quais são os principais partidos de esquerda no Brasil, te ajudará no momento de escolher um destes para votar nas eleições de 2022, e fazer com que o país se modifique para melhor.

Deixe um comentário