logo natal rn logo natal rn
Search

Natal RN - Esportes no RN - Estádio Machadão

Esportes no RNPontos Turísticos

Estádio Machadão

By Felipo
Last updated: 14 de novembro de 2019
10 Min Read
Share

Conhecido pelos potiguares como Estádio Machadão, o Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado foi um dos pontos esportivos mais importantes da cidade de Natal.

Contents
O Estádio Machadão em Natal1.O Estádio Machadão – início de uma históriaUma história inesquecível2. Do Estádio Machadão a Arena das DunasConhecendo a Arena das Dunas mais de PertoO Estádio Machadão – para sempre na memória

E dissemos foi, porque o Machadão deu lugar a Arena das Dunas, um moderno e novo estádio de futebol construído especialmente para a ocasião da copa do mundo no Brasil.

Neste artigo especial vamos apresentar para você a história do Machadão e como esse importante estádio deu lugar há um dos palcos mais emblemáticos da Copa do Mundo de 2014.

Confira!

O Estádio Machadão em Natal

Que o futebol é um dos esportes mais amados dos brasileiros todo mundo sabe. E Natal também tem história para contar quando o assunto é a bola em campo! O antigo Estádio Machadão, hoje Arena das Dunas, está aí para contar.

Estádio Machadão
Antigo Estádio Machadão em Natal.

Mais do que uma arena esportiva, o Machadão recebia outros eventos além de jogos de futebol, o estádio recebia em seus arredores o o Carnatal) (Carnaval tradicional de Natal), o Kartódromo e, periodicamente, shows, circos e parques de diversão.

1.O Estádio Machadão – início de uma história

O Machadão era de propriedade do município de Natal e gerido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL). O responsável pelo seu projeto foi o arquiteto potiguar Moacyr Gomes da Costa, que acabou projetando o que viria a ser conhecido como um dos estádios de futebol mais bonitos do Brasil.

Estádio Machadão em 1972.

O prédio era tão bonito que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de “um poema de concreto”. O estádio foi inaugurado em 4 de junho de 1972 sendo inicialmente nomeado de Presidente Castelo Branco no auge da ditadura.

Participaram da ocasião da sua inauguração o governador do Estado Cortez Pereira e também o então prefeito Jorge Ivan Cascudo Rodrigues.

A partir dali o estádio seguiria firme e forte por 39 anos como o principal palco esportivo do futebol na capital Natal.

Pelos seus gramados passaram simplesmente os maiores craques do futebol brasileiro, como Pelé, Zico, Rivelino, Ademir da Guia, Tostão, Romário, Reinaldo e Júnior, além de ídolos locais como Alberi, Danilo Menezes, Hélcio Jacaré, Souza, Garcia, Hélio Show, Marinho Apolônio, Odilon, Sérgio Alves e Dedé de Dora.

Um verdadeiro time dos sonhos! Poucos locais no nosso país poderiam dizer que já receberam sobre seu solo tantos craques do nosso futebol.

E como não poderia deixar de ser, o estádio viu todo tipo de coisas, de gols famosos e inesquecíveis, até lances duvidosos e polêmicos que renderam toda sorte de discussões futebolísticas.

Uma história inesquecível

Para inaugurar o estádio foi realizada, como é se imaginar, uma partida de futebol. E foi inaugurado com rodada dupla. A partida preliminar foi disputada entre os times ABC e América, terminando com um placar de 1 a 0 para o time alvinegro.

O gramado do Machadão.

William o primeiro jogador a marcar um gol no Machadão, deixando seu nome para sempre na história do estádio.

Já na partida principal e festiva, o time do Vasco da Gama jogou com a Seleção Brasileira Olímpica, num jogo que ficou no 0 x 0, mas valeu o espetáculo para que assistiu a festa.

Projetado inicialmente para receber 57 mil pessoas, ao longo dos anos a capacidade do Machadão foi reduzida para cerca de 35 mil, pois teve a aérea geral da torcida fechada devido a problemas estruturais causados por infiltrações.

O recorde oficial de público ficou do Machadão foi de 56.320 pessoas com mais de 50,000 pagantes em 29 de novembro de 1972, mesmo ano de sua inauguração.

Porém, a obra não ficou imune ao passar do tempo e acabou tendo de passar por uma reforma entre 2006 e 2007, visando receber os jogos do América no campeonato Brasileiro da Série A.

Apesar disso, o Machadão não viveria muito mais, pois quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014, seu fim foi decretado para dar lugar a Arena das Dunas.

2. Do Estádio Machadão a Arena das Dunas

A realização da Copa do Mundo no Brasil deu início a uma verdadeira odisseia de obras entre reformas e construções de novos estádios, sem falar das melhorias estruturais em transporte e infraestrutura nas cidades que sediaram os jogos.

O Machadão havia recebido uma reforma apenas quatro anos antes com um investimento total de 17 milhões de reais. Mas, nem esse montante todo investido salvou a antiga arena de ser demolida.

A Arena das Dunas em Natal.

Estima-se, conforme reportagem do Tribuna do Norte, que apenas a demolição do estádio Machadão custou 32 milhões de reais!

Muitos potiguares não viram as novas com bons olhos, e alguns até hoje acham que o Machadão não precisava ter sido demolido, e que mais uma boa reforma deixaria a arena perfeita para a copa.

Seja como for o estádio não escapou do seu destino e em seu lugar nasceu um projeto monumental, o moderno estádio Arena das Dunas.

Mas, o seu falecimento não se deu sem as devidas homenagens, como mostra esta matéria do Jornal O Globo: Exposição retrata fim do Machadão e construção da Arena das Dunas.

Conhecendo a Arena das Dunas mais de Perto

A Arena das Dunas é um estádio multiuso. Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais.

A Arena das Dunas por dentro.

Com inauguração prevista para dezembro de 2013, o estádio acabou sendo inaugurado em 22 de janeiro de 2014, durante uma solenidade com participação da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

Ainda em janeiro do mesmo ano, o estádio teve sua rodada inaugural, recebendo os jogos do entre América-RN (2) e Confiança (0), pela Copa do Nordeste, e o confronto entre o ABC (2) e Alecrim (0), pelo Campeonato Potiguar.

E o estádio não leva o nome Arena das Dunas atoa. Sua arquitetura, projetada por arquitetos da empresa estadunidense Populous é inspirada nas curvas das lindas dunas que cercam a capital potiguar.

Localizada na Lagoa Nova, entre a BR-101 e a Av. Prudente de Morais a arena foi viabilizada através de uma parceria público-privada entre a empresa OAS Engenharia e o governo do estado do Rio Grande do Norte.

Sua construção monumental foi idealizada desde o início para sustentar a candidatura de Natal a receber jogos da Copa do Mundo de 2014, pois a cidade poderia ficar de fora caso não tivesse um estádio a altura do evento pronto a tempo.

E assim as obras da Arena foram aceleradas. Tudo saiu como nos conformes com o estádio que recebeu quatro dos jogos oficiais da copa. Desde o início concebida para ser mais que um estádio de futebol, o complexo das Dunas possui a capacidade de 31.375 espectadores.

Durante a Copa do Mundo, foram instaladas arquibancadas flexíveis, que permitiu a expansão para 42 mil assentos.

Apesar dos escândalos de corrupção envolvendo as verbas direcionadas ao estádio, a Arena das Dunas segue sendo palco do futebol brasileiro além de ter múltiplas funções que a tornam um verdadeiro complexo de lazer e esportes para os potiguares.

O Estádio Machadão – para sempre na memória

Apesar da modernidade da Arena das Dunas, o Machadão segue na memória dos potiguares e de todos aqueles que amam a história do futebol brasileiro!

E se você quiser conhecer mais sobre Natal, dá uma conferida aqui: Bairros de Natal e para planejar suas férias não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios e Guia completo Praias Potiguares.

Boas férias, venha conhecer Natal!

Sign Up For Daily Newsletter

Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
[mc4wp_form]
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.
Share This Article
Facebook Email Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Melhores motos custo benefícios da Honda

Melhores motos custo benefícios da Honda

Trânsito RNNotíciasTrânsito de Natal
25 de julho de 2024
City-Tour Natal RN

City-Tour Natal RN: quais as principais paradas?

Para se aventurar em sua viagem, é preciso conferir as paradas que a agência da…

22 de julho de 2024
praia da Redinha

Mercado da Redinha: saiba como visitar

Para visitar o mercado da redinha é preciso escolher um dia livre para aproveitar ao…

22 de julho de 2024
Aquário Natal: saiba onde fica e como visitar!

Aquário Natal: saiba onde fica e como visitar!

Localizado na avenida Litorânea, em Redinha, o aquário Natal é o maior da região nordeste…

22 de julho de 2024

YOU MAY ALSO LIKE

Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo

Hoje nós vamos falar sobre o Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo, um dos atrativos mais conhecidos do…

TurismoPontos Turísticos
30 de janeiro de 2020

Rio Potengi: conheça o passeio do pôr do Sol na porta naútica de Natal RN

O Rio Potengi sai do Seridó do Rio Grande do Norte e termina em Natal. São quase 200 quilômetros de…

Passeios TurísticosPontos TurísticosTurismo
26 de janeiro de 2022

Rio Grande do Norte pontos turísticos

Rio Grande do Norte pontos turísticos mais belos e mais importantes do estado, saiba qual é a função e importância…

Pontos Turísticos
18 de fevereiro de 2020

ABC Futebol Clube de Natal

Hoje vamos falar sobre o ABC Futebol Clube, o time de futebol potiguar que fez e continua a fazer história…

Esportes no RN
14 de novembro de 2019
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?