logo natal rn logo natal rn
Search

Natal RN - Natureza do RN - Maior cajueiro do Brasil

Natureza do RN

Maior cajueiro do Brasil

By Felipo
Last updated: 3 de fevereiro de 2020
6 Min Read
Share
Maior cajueiro do Brasil
Maior cajueiro do Brasil

O maior cajueiro do Brasil, essa frase vem com um pouco de polêmica pois alguns estados Brasileiros brigam para possuir esse título e acabam soltando varias informações inventadas pela internet que acabam tirando um pouco do mérito do verdadeiro cajueiro Rei é como é chamado o maior cajueiro do Brasil.

Contents
Você tinha ideia de que o maior cajueiro do mundo fica no Brasil?Quais os cuidados tomados para cuidar desse cajueiro?Como é a visitação no cajueiro?Qual a maior polêmica sobre esse assunto?O maior cajueiro do Brasil e muito mais!

Neste artigo iremos falar sobre uma pequena disputa que aconteceu entre Piauí e o Rio Grande do Norte que acabou revelando onde está localizado o maior cajueiro do Brasil, essa história daria para ser contada em um livro de tão inusitada que é por isso nossa equipe resolveu dar um destaque a esse fato icônico.

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

Esse fato acabou levantando a curiosidade de muitas pessoas fazendo com que o turismo na área aumentasse muito, hoje é possível se hospedar em hotéis e fazer a visitação do cajueiro que é grandioso, e nas épocas de colheita do fruto você pode até pegar diretamente do pé e degustar durante a visitação.

Você tinha ideia de que o maior cajueiro do mundo fica no Brasil?

Sim, fica localizado na praia de Pirangi no município de Parnamirim, região metropolitana no estado do Rio Grande do Norte a 12 km da capital Natal. É um dos principais pontos turísticos para quem visita Natal.

A árvore recebeu o título de maior do mundo não foi a toa. São 8.500 metros quadrados ocupados pelo cajueiro de Pirangi. De acordo com estimativas, a planta produz cerca de 80 mil cajus por safra, o que dá mais de 2 toneladas e meias da fruta. Se fosse comparar com o tamanho e a produção de um cajueiro convencional, seria o equivalente à 70 árvores destas ocupando um mesmo espaço.

O feito da árvore gigante foi conseguido pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, em 1888 e mesmo sem a aplicação de química, a planta cresceu descontroladamente e sem prováveis explicações. O pescador faleceu aos 93 anos e deixou um legado cultural incrível para a cidade.

Quais os cuidados tomados para cuidar desse cajueiro?

Os moradores locais são os mais preocupados com o bem estar desta árvore, vários pesquisadores também vivem estudando o cajueiro e tomando medidas para que ninguém venha destruir essa maravilha que a natureza entregou ao estado.

Há alguns anos a poda do cajueiro de Pirangi vem causando polêmica entre os moradores da região. Muitos não são a favor de cortes e as principais justificativas são em relação a árvore ser única e também devido a possibilidade dela se desenvolver ainda mais com a poda.

A maior preocupação, porém, é porque os galhos da árvore passaram a invadir a Rota do Sol, uma via construída para melhorar o acesso às praias do Sul de Natal. Já pensando no desconforto causado por essa invasão que o governo do estado implantou em 2002 um caramanchão fazendo com que tais galhos fiquem suspensos na avenida.

Como é a visitação no cajueiro?

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

Por toda a área ocupada pelo maior cajueiro do mundo existem passarelas para que os turistas possam caminhar e conhecer todo o espaço.

Durante os meses de setembro a dezembro ainda existe a possibilidade de saborear os famosos cajus, pois é a época de frutificação da planta. Próximo ao maior cajueiro do mundo também existe um mirante onde você consegue avistá-lo por completo e tirar lindas fotos. As visitas podem ser guiadas.

Qual a maior polêmica sobre esse assunto?

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

O cajueiro Norte-Rio-Grandense entrou no Livro dos Recordes em 1994 por possuir 8.500 m. Agora, o secretário estadual de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, diz que vai tomar este titulo porque a árvore piauiense tem mais de 200 anos e possui 310 metros a mais do que o pé de caju potiguar.

“Já sabíamos que em Cajueiro do Praia existia o maior pé de caju do Piauí, mas o alerta de que este poderia ser o maior do mundo foi feito por um empresário que, pensando em investir na região, decidiu fazer uma topográfica da árvore e descobriu que ele media 8.810.

O maior cajueiro do Brasil e muito mais!

O RN é um estado cheio de maravilhas da natureza que são o motivo do turismo tão forte na região, então visitar esse estado lindo é uma aventura que você não pode perder.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o maior cajueiro do Brasil e quer conhecer ainda mais sobre outros aspectos do turismo e da historia do Rio Grande do Norte, aproveite para ler também nosso artigo sobre: O que conhecer Natal.

Sign Up For Daily Newsletter

Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
[mc4wp_form]
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.
Share This Article
Facebook Email Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Melhores motos custo benefícios da Honda

Melhores motos custo benefícios da Honda

Trânsito RNNotíciasTrânsito de Natal
25 de julho de 2024
City-Tour Natal RN

City-Tour Natal RN: quais as principais paradas?

Para se aventurar em sua viagem, é preciso conferir as paradas que a agência da…

22 de julho de 2024
praia da Redinha

Mercado da Redinha: saiba como visitar

Para visitar o mercado da redinha é preciso escolher um dia livre para aproveitar ao…

22 de julho de 2024
Aquário Natal: saiba onde fica e como visitar!

Aquário Natal: saiba onde fica e como visitar!

Localizado na avenida Litorânea, em Redinha, o aquário Natal é o maior da região nordeste…

22 de julho de 2024

YOU MAY ALSO LIKE

Quais são os horários de funcionamento do Parque das Dunas?

Se você é de Natal – RN, ou está a passeio pela cidade e tem vontade de conhecer e saber…

DestinationsNatureza do RNTurismo
30 de junho de 2022

Confira as maravilhas de São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte!

São Miguel do Gostoso começou com o surgimento do vilarejo de Gostoso, que surgiu em 29 de setembro de 1884,…

Natureza do RN
19 de março de 2022

Clima em Natal RN: saiba como é e o que saber!

O que é necessário saber sobre o clima em Natal RN? Quais as informações essenciais para quem planeja visitar a…

ClimaNatureza do RN
10 de janeiro de 2023

Praia de Búzios: Para quem busca descanso e diversão num só lugar

Entre os vários destinos possíveis para veranear no Rio Grande do Norte, um dos mais atrativos e conhecidos é a…

Natureza do RNPraias do RN
8 de março de 2022
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?