O que foi o Trampolim da Vitória no Rio Grande do Norte?
Você sabe o que é o Trampolim da Vitória no Rio Grande do Norte ou nunca ouviu falar? Aqui, você saberá um pouco mais da origem do termo “Trampolim da Vitória” em relação à cidade de Parnamirim.
Parnamirim, o Trampolim da Vitória no Rio Grande do Norte!
Para falar de Parnamirim Field e do Trampolim da Vitória no Rio Grande do Norte, precisamos falar a origem da região, que era abrigada por tribos indígenas nas margens do rio Pitimbu, e depois foi constituída por vários engenhos que formam os mais diversos bairros da região. Mas, no início do século XX.
Em 1927, o piloto francês Paul Vachet instalou um aeródromo na região, pela Compagnie Generale Aéropostale (CGA). O lugar, que tinha mais ou menos mil metros quadrados de área, ficava no Engenho Pitimbu, doado por Manuel Machado, empresário rico da região e dono de comércios e terras espalhadas pelo estado.
Demorou três meses para ficar pronto, e o seu primeiro pouso aconteceu no dia 14 de outubro de 1927, quando um avião do Senegal pousou na região. Neste período também passou a receber voos nacionais, e o Governo do RN construiu uma estrada de terra para chegar até a região.
Depois, Manuel Machado vendeu um outro pedaço de terra do aeródromo para Air France, que comprou a CGA posteriormente e operou no local até junho de 1940, período no qual a França se rendeu aos nazista e o aeródromo foi desativado.
Nesta época, os Estados Unidos viram a oportunidade de vencer a Segunda Guerra Mundial.
Trampolim da Vitória no Rio Grande do Norte durante Segunda Guerra Mundial
Os americanos entraram na guerra após ter recebido ataques do Japão e da Alemanha. Então, buscava territórios próximo da Europa para que o ataque fosse mais efetivo. Assim, eles descobriram Natal, cuja posição fica mais próxima da Europa e da África, se comparada as outras regiões do continente americano. Por isso, algumas pessoas chamam a região de Esquina do Continente.
Mas, para os americanos, essa posição estratégica fez com que os soldados praticamente saltassem as terras europeias por pouco tempo, como se fosse um trampolim. Logo, surgiu o apelido de Trampolim da Vitória, no Rio Grande do Norte.
Além da Rampa, que explicaremos mais abaixo, eles viram que o aeródromo desativado poderia ser uma ótima Base Aérea.
Após a Conferência de Potengi, em 1941, os americanos receberam a autorização de construir uma Base Militar naquele campo abandonado, e a transformou em Parnamirim Field.
A Rampa
Durante o século XX, Natal recebeu inúmeros hidroaviões com correspondências e produtos na Europa e África. Por conta disso, foi construída uma base para receber toda essa estrutura, chamada de Rampa, no bairro de Santos Reis.
Inicialmente, a Aeronáutica construiu este espaço pelo fato da capital do Rio Grande do Norte não ter aeroporto.
O espaço surgiu na década de 30 e companhia importantes tiveram seu hub na Rampa, como Pan Air, Pan Air do Brasil e Lufthansa. Mas, ela entrou na história quando virou uma base militar para os norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e também pela Conferência do Potengi, no dia 29 de janeiro de 1943, quando houve o encontro do presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente Getúlio Vargas, para firmar uma parceria durante a guerra.
Parnamirim na atualidade
Em 1958, Parnamirim desmembrou de Natal e se tornou uma cidade, a terceira mais populosa do Rio Grande do Norte, ao perder apenas para a capital e para Mossoró.
O local possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as cidades, além de continuar com feitos militares, como o Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. Além disso, intensificou o turismo, pois lá habita o maior cajueiro do mundo, em Pirangi do Norte.
Hoje, o Aeroporto Augusto Severo se transformou em museu que fala sobre a participação da Segunda Guerra Mundial em Natal.
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